Ana Maria

A liberdade de um gato!

Na obra Agir e Pensar como Um Gato, a autora Stéphane Garnier revela que a rotina de um gato é mais saudável do que a do humano

- Raquel Borges

Tem certos dias em que não estamos nem um pouco a fim de trabalhar, de saber o que está acontecend­o no mundo, e muito menos nos preocuparm­os com o que vem pela frente... Não estamos a fim de discutir sobre política para não ter que rosnar para quem pensa diferente, nem ficar angustiado­s por causa do trabalho, cogitando se vamos conseguir nos aposentar...

Não estamos nem aí para os problemas pessoais e muito menos para os familiares, não queremos nos sentir culpados porque tomamos um banho demorado em “detrimento” do planeta, nem ficar com a consciênci­a pesada porque comemos besteiras demais.

Só queremos desligar, dar uma boa desconecta­da e apenas por um instante... respirar. Quando me viro, vejo meu gato, Ziggy, entrando no escritório sem fazer qualquer ruído. Ele me observa, pula na minha mesa de trabalho e se deita sobre o teclado do computador. Pequeno ritual de muitos anos, desde o tempo em que eu ainda escrevia em cadernos e ele não parava de mordiscar a tampa da minha caneta. Sorrio, pois é uma brincadeir­a nossa.

Ziggy age como se adorasse me ver escrevendo, mas faz tudo para me impedir. Confesso que até hoje, além das suaves patadas, das idas e vindas entre os meus joelhos e o teclado, eu não via nessa manobra nada além de carinho e travessura...

Mas é bem provável que ele esteja querendo me dizer alguma coisa depois de todos esses anos, ou simplesmen­te me propondo: “Ei! Que tal desligar um pouco?”

Desligar... Nesse exato momento em que está esfregando o nariz no meu pescoço, eu não estou a fim... Não estou nada a fim de saber se vou conseguir pagar as minhas contas, nem de me preocupar com o sobe e desce da Bolsa... Por acaso ele se preocupa com isso? Talvez seja exatamente esse o segredo que ele está querendo me contar há tanto tempo: largar de mão, me entregar ao essencial, pensar no meu bem-estar, fazer como ele... Viver como um gato!

Ao que tudo indica, o gato vive muito melhor do que nós! Por que não aprender com ele? Foi o que decidi fazer ao decodifica­r seu dia a dia, suas aspirações e seu estilo de vida. Estava tudo ali na minha frente, sem que eu realmente me desse conta esses anos todos.

Tanto na nossa vida pessoal quanto na profission­al, temos muito a aprender com o gato! Por isso, convido você a descobrir neste livro: como se distanciar da rotina, recuperar o bem-estar e sorrir mais! Ele tem razão em quê? Em que deveremos nos inspirar nele? A partir de agora, para considerar uma nova maneira de ver a vida, vamos pensar e agir como um gato! [...]

Liberdade, doce liberdade! Quem não sonha com ela como o motor que movimenta a própria vida? Livre para ir e vir, livre para fazer somente o que dá prazer, livre nas ações, nos desejos, nos caprichos... Pensamento­s e movimentos livres! Livre! Paradoxalm­ente, todos nós temos uma forte propensão a acumular obstáculos e, com frequência, nos aprisionar­mos, seja a empréstimo­s bancários que só nos obrigam a trabalhar cada vez mais, seja a objetos fúteis, mas preciosos aos nossos olhos, seja a hábitos que se tornam obrigações que nem mesmo percebemos, seja a pessoas nocivas que ainda nos obrigamos a suportar... Talvez seja esse o momento para fazer uma boa faxina na vida. Por que não tentar conservar o que você ama, preservar as amizades que lhe fazem bem, praticar as atividades que lhe dão prazer e escolher a profissão que o apaixona? Só fazer o que dá na cabeça, ir atrás exclusivam­ente dos desejos... talvez você pense que se trata de um sonho quase impossível... Mas não para o gato, que decidiu ser livre, livre de ter, livre para ser, livre para viver como melhor lhe parecer em todos os momentos da vida.

“Para manter a calma e a paz interior, faça como o gato: identifiqu­e a origem do seu estresse, resolva o problema de uma vez por todas, vá incansavel­mente até o fim e se livre dele! Não fique remoendo”

 ??  ?? Agir e Pensar como um Gato,
de Stéphane Garnier Editora: Valentina – Preço: R$ 29,90
Agir e Pensar como um Gato, de Stéphane Garnier Editora: Valentina – Preço: R$ 29,90

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil