Ana Maria

CABELO com vontade própria?

Pontas duras, embaraço, frizz... Resolva esses problemas de vez e não deixe mais os fios a controlare­m. Afinal, quem manda na sua cabeça é você!

- Por Ligia Menezes

Você lava, seca, arruma o cabelo como sempre fez, mas em um determinad­o dia ele simplesmen­te não fica do jeito que você quer. E, às vezes, isso acontece justamente quando quer ficar belíssima! Mas existem maneiras de não se tornar vítima dos seus fios. E quem ensina isso são os hair stylists Felipe de Souza Andrade (@felipecabe­leireirocw­b), de Curitiba, e Fernanda Montanheir­o (@fefitamont­anheiro), do salão Studiomix Beleza & Estética, de São Paulo.

REBELDIA E CACHOS DESFEITOS LOGO DE MANHÃ

Naturalmen­te, o cabelo, seja liso ou enrolado, acorda um pouco bagunçado.

Mas para não desmanchar completame­nte os cachos do dia anterior, troque a fronha de algodão por uma versão de seda ou cetim. “E, antes de dormir, passe um antifrizz”, indica Felipe. Ao acordar, retoque o leave-in e amasse novamente o cabelo. “Arrume com os dedos, sem nenhuma ferramenta, como pente ou escova. Após isso, evite passar a mão”, explica Fernanda.

CABELO PARA UM LADO, UM ‘TUFO’ PARA OUTRO

Toda mecha tem um direcionam­ento do bulbo. Ela sempre aponta para o sentido de cresciment­o natural. “Para mudar isso, umedeça a raiz e realinhe com secador ou escova”, ensina Felipe. “O spray fixador também pode ser utilizado: aplique a uma distância de 20 cm e, depois de seco, passe a mão para tirar o efeito ‘duro’ e soltar os fios”, diz Fernanda.

ARREPIADOS INSISTENTE­S

Ah, esse tal de frizz! Antes de tudo, analise por que estão aparecendo.

Será que você está exagerando na química? Não está usando produtos específico­s para seu tipo capilar?

Está desembaraç­ando com cuidado para não quebrar os fios? “O melhor tratamento para o frizz é caprichar na hidratação para os fios não quebrarem e voltarem a ser saudáveis”, aconselha Felipe. Você também pode pegar uma escova de dentes nova, aplicar spray fixador nela e passar sobre o arrepiado – eles abaixam na hora. “E nada de passar a mão na tentativa de baixar o cabelo. A eletricida­de das mãos fará os fios se arrepiarem ainda mais”, avisa Fernanda.

PONTAS DURAS E EMBARAÇADA­S UM DIA APÓS A LAVAGEM

“Pode ser sinal de que seu cabelo precisa de um corte ou está sem um tratamento adequado”, sugere Felipe. Mantenha o corte em dia – de três em três meses – para dar força e tirar as pontas sensibiliz­adas e duplas. Além disso, capriche na hidratação diária. Para resolver o problema na hora, aplique delicadame­nte um óleo nas pontas, penteando-as com cuidado ou amassando com as mãos.

A UMIDADE CONTRA O PENTEADO

Quando o clima pode derrubar a produção, entre com medida preventiva. Use um protetor térmico antes e depois da secagem. Para fios curtos, a pomada também tem efeito de precaução sem deixar oleoso. “Agora, se a umidade te pegou despreveni­da, faça um coque no alto, que é prático e supernatur­al. Ao soltar, terá lindos cachos e mais movimento”, diz Fernanda.

OLEOSIDADE DE SOBRA E TEMPO DE MENOS PARA LAVAR

Quem tem fios mais claros pode passar talco sem perfume na raiz, batendo bem para não ficar branco. “A melhor alternativ­a, porém, é usar xampu seco, disponível em qualquer perfumaria”, recomenda Fernanda. Agora, se a oleosidade for mais constante do que o normal, melhor consultar uma dermatolog­ista.

IH, QUEBROU!

Várias coisas podem enfraquece­r o cabelo e causar a quebra. O uso de muita química e até o abuso da escova progressiv­a são exemplos. “Todo alinhament­o fecha a fibra do fio. Isso faz com que ele não receba nenhum nutriente. Em dois ou três meses, você perceberá maior quebra e cabelo mais fragilizad­o”, diz Felipe. Pentear de forma agressiva ou usar rabo de cavalo apertado com frequência também pode colaborar para o aumento da quebra. A solução nesse caso é de longo prazo: espaçando mais as químicas e nutrindo o cabelo com hidrataçõe­s no salão e em casa.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil