Ana Maria

Atraindo a prosperida­de

O terapeuta William Sanches apresenta dicas para reprograma­r a mente e ter uma vida plena. A obra foi baseada em pesquisa com mais de 5 mil pessoas

- Karla Precioso

NÃO ACEITE QUALQUER CONSTRUÇÃO!

Você não é terreno baldio. E, na sua construção, não deixe janelas quebradas; cuide de cada uma delas para não dar o direito ao outro de atirar pedras em você! Ame-se de tal forma que aquele que chegar não conseguirá fazer o contrário. Antes de ir a qualquer lugar, você precisa entender de fato a sua situação ATUAL. É como quando chamamos um carro por um aplicativo e dizemos ao motorista onde estamos para só depois irmos ao lugar desejado.

Se você não sabe ainda como pretende estar e como quer que seja sua VIDA, não se preocupe. Sei que sua essência sabe e logo ali, mais à frente, os downloads começam a acontecer. Sim, porque não são mais fichas que caem, são downloads. Agora somos modernos! Brincadeir­a...

Você é muito importante para si mesma! Pare de esperar aprovação ou que outra pessoa te carregue no colo. Identifica­r seus campos de satisfação não serve para criar outro campo péssimo de vitimismo. Registre, responda e não saia mostrando para todo mundo. O objetivo é você olhar a sua VIDA como um todo para poder, sim, sair desse estado de sofrimento, esteja ele no nível em que estiver. A partir de agora, chega! O próximo passo é trabalhar o que não está bem e trazer excelência àquilo que você já sabe que está bacana!

Você também vai perceber, com o tempo, que em muitos casos o campo não traz insatisfaç­ão, mas seu nível de exigência ou de comparação estará muito elevado [...]

Se você está apenas trabalhand­o como uma maluca, preocupand­ose com todo mundo, menos com você, está na hora de parar um pouco e olhar para si mesma! Nunca encontra tempo para cuidar de sua saúde física e mental?

Com certeza, sua Roda da Autoestima revelou isso. “Saúde e bem-estar” é o primeiro campo proposital­mente. Geralmente, as pessoas com baixa autoestima se abandonam e colocam os outros em primeiro lugar. Sua frase predileta é: “Não tenho tempo!”. Cuidar do seu bem-estar é fundamenta­l para que tenha sempre energia, ânimo, saúde, fôlego e motivação para poder viver sua rotina, seja no trabalho, seja em casa, sem que tudo isso te engula e sem deixar de existir. Não sofra da Síndrome da Mulher Invisível (SMI). [...] O corpo fala e dá evidências de quando algo não vai bem, mas sem olhar para si não há como ler esses sinais. Quando você os ignora, coloca em risco a sua saúde e, consequent­emente, sua capacidade de realização. Se você deu nota baixa para seu corpo, é porque a insatisfaç­ão tomou conta de você. Primeiro, quero deixar bem claro que a avaliação para o seu corpo tem que ser vinda de você, e não de cobranças ou padrões estabeleci­dos pelas revistas e pela TV. Repare em sua estrutura, em como você foi feita e no que fica bonito em você. Se estiver 40 quilos acima do seu peso ideal para manter sua saúde, aí, sim, deve se preocupar, mas, se você se culpa por ter uma estria ou uma celulite e fica se escondendo, bombardeia todos os dias sua autoestima. E não há AUTOESTIMA BLINDADA que resista quando o bombardeio vem de dentro.

Você está sendo cruel demais consigo mesma? A sua nota revela muito sobre como você ama ou odeia seu corpo. Analise que ponto observou para se dar a nota que deu. Deu-se uma boa nota? Ótimo, continue se cuidando. Se não foi esse o caso, que bom que está aqui, pois vamos trabalhar isso. Ao identifica­r o nível de atenção que você tem dado a esse quesito, poderá tanto reavaliar seus comportame­ntos como manter o que está dando certo e te fazendo bem.

“Você é muito importante para si mesma! Pare de esperar aprovação ou que outra pessoa te carregue no colo. Identifica­r seus campos de satisfação não serve para criar outro campo de vitimismo”

 ??  ?? Autoestima Blindada, de William Sanches Editora: Planeta Preço: R$ 36,90
Autoestima Blindada, de William Sanches Editora: Planeta Preço: R$ 36,90

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil