Ana Maria

Tenhamos um coração HUMILDE

Somente num coração humilde o Espírito Santo pode germinar. A revelação começa sempre na pequenez, não na soberba

- A PALAVRA DO FRANCISCO O conteúdo desta página é extraído da missa que o Santo Padre celebra toda manhã na Casa Santa Marta, nas dependênci­as do Estado do Vaticano.

Pelo contrário, a pequenez é grande, é a capacidade de arriscar. Porque não tem nada a perder. É precisamen­te a pequenez que leva à magnanimid­ade, porque nos torna capazes de ir além de nós mesmos.”

Falemos hoje sobre as coisas pequenas. A Palavra de Deus faz elogio ao pequeno e uma promessa: a promessa de um broto que surgirá. Pergunto, então: o que é menor do que um broto? E, mesmo assim, sobre ele repousará o espírito do Senhor. A redenção, a revelação, a presença de Deus no mundo começa assim e sempre é assim. A revelação de Deus se faz na pequenez.”

Seja humildade, seja... tantas coisas, mas na pequenez. Os grandes se apresentam poderosos, pensemos na tentação de Jesus no deserto, como Satanás se apresenta poderoso, dono de todo o mundo: ‘Eu dou tudo se você...’ Ao contrário, as coisas de Deus começam brotando de uma semente bem pequena. E Jesus fala da pequenez no Evangelho.”

Jesus se alegra e agradece ao Pai porque se revelou não aos poderosos, mas aos pequeninos. O Espírito escolhe o pequeno, sempre, porque não pode entrar no grande, no soberbo, no autossufic­iente. É no coração pequeno que acontece a revelação do Senhor.”

O verdadeiro pastor, seja ele sacerdote, bispo, papa, cardeal, qualquer que seja, se ele não se tornar pequeno, ele não é um pastor, ao contrário, ele é um gerente de escritório. E isso se aplica a todos, desde aquele que tem uma função que pareça mais importante na Igreja à pobre velhinha que faz as obras de caridade em segredo. O caminho da pequenez conduz à pusilanimi­dade que é fechar-se em si mesmo, ao medo.”

Um cristão parte sempre da pequenez. Se eu na minha oração me sinto pequeno, com as minhas limitações, meus pecados, como aquele publicano que rezou no fundo da igreja, envergonha­do: ‘Tenha piedade de mim que sou pecador’, você irá para frente. Mas, se você acredita ser um bom cristão, rezará como aquele fariseu que não saiu justificad­o: ‘Dou-te graças, Deus, porque sou grande’. Agradeçamo­s a Deus porque somos pequenos. São Tomás diz assim: ‘Não tenha medo das coisas grandes’. Siga em frente, mas leve em consideraç­ão as pequenas coisas, juntas.

Isso é divino!”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil