Ana Maria

Como a arte pode melhorar a qualidade de vida

“Não importa a arte. Pode ser algo artesanal, como montar uma árvore de Natal, ou algo que exija mais conhecimen­to, como fotografar ou produzir uma música. Qualquer atividade gera bem-estar”

-

Oser humano faz arte há muito tempo. Desenhos nas cavernas, música, dança... A verdade é que a arte relaxa, alegra, emociona. Existe, inclusive, a arteterapi­a, uma modalidade de terapia que usa diversos tipos de arte para melhorar transtorno­s mentais. O paciente é estimulado a pintar, cantar, tocar um instrument­o, enfim, expressar-se junto a um arteterape­uta, um profission­al que, além de psicólogo, psiquiatra, pedagogo, tem a especializ­ação em arteterapi­a. Ou seja, ele usa a arte como meio de atingir suas emoções e aumentar a autoestima.

E não precisa ser nenhum artista talentoso, basta soltar a criativida­de, sentir o prazer do fazer. Assistir a filmes, dançar ou simplesmen­te observar já nos deixa mais criativos, nos inspira. Mas isso não é algo apenas intuitivo ou teórico. Estudos mostram áreas cerebrais sendo ativadas quando se pratica qualquer uma dessas atividades. A coisa toda começa através dos nossos sentidos, como visão, audição, tato. A parte da frente do cérebro (córtex pré-frontal), que regula os sentimento­s, pensamento­s e emoções, passa a provocar essas ações de prazer e relaxament­o. A sensação se assemelha à liberação de dopamina, ou seja, uma sensação de leve euforia, em que problemas e medos perdem a importânci­a por algum tempo. Algumas pessoas relatam que se sentem até mais aptas a resolver dificuldad­es mesmo que o resultado da arte não seja o que esperava. E reitero: não importa a arte. Pode ser algo artesanal, como montar uma árvore de Natal, ou algo que exija mais conhecimen­to, como fotografar ou produzir uma música. Qualquer atividade gera bem-estar. Então, para que serve a arte? Para expressar seu amor por uma pessoa, a Deus, uma ideia, uma crença, um pensamento político... Para trocar sentimento­s, contar uma história e manter nossa saúde mental em dia, através de criativida­de, estímulo e recompensa. Fazer arte faz muito bem!

 ??  ??
 ??  ?? LUIZ SCOCCA
É psiquiatra com mais de 20 anos de atendiment­o em consultóri­o próprio, além da participaç­ão em grupos de estudo, congressos e projetos sociais. Formado pela USP e membro das associaçõe­s brasileira e americana de psiquiatri­a: ABP e APA.
LUIZ SCOCCA É psiquiatra com mais de 20 anos de atendiment­o em consultóri­o próprio, além da participaç­ão em grupos de estudo, congressos e projetos sociais. Formado pela USP e membro das associaçõe­s brasileira e americana de psiquiatri­a: ABP e APA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil