Ana Maria

Não se paga para se tornar CRISTÃO

Não é cristão buscar influência­s para crescer na carreira eclesiásti­ca. Recordemos sempre a gratuidade de Deus...

-

Ser cristãos, sacerdotes ou bispos é um dom gratuito do Senhor. Não se compra. E a santidade consiste justamente em custodiar esse dom recebido gratuitame­nte, e não por nossos méritos. A reflexão parte do Salmo 88 e da Primeira Leitura (1Sm 16, 1-13°) da Liturgia. O Salmo recorda a eleição de Davi como rei de Israel. Na Primeira Leitura,o Senhor envia Samuel a ungir rei um dos filhos de Jessé de Belém.”

Samuel vai, mas não estava contente, e o Senhor o repreende. Jessé tinha oito filhos e os chama diante do profeta. Ao verem Eliab, diz: “É esse o ungido do Senhor!”. O Senhor responde: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem, que vê as aparências. Já o senhor olha o coração!”

Recordemos as vicissitud­es vividas naquele momento: os irmãos de Davi combatiam contra os filisteus para defender o reino de Israel, tinham méritos, mas o Senhor escolheu o último deles. Um jovem inquieto que assistia à luta dos irmãos contra os filisteus, mas era mandado de volta para cuidar do rebanho.”

Foi então chamado Davi, que era ruivo e de boa aparência. E o Senhor disse a Samuel para ungi-lo. E, assim, a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. Um acontecime­nto que faz refletir, levando a questionar o porquê o Senhor escolhe um jovem normal, que talvez fizesse molecagens, como fazem os rapazes. Não era um jovem piedoso, que rezava. Tinha sete irmãos, que tinham mais méritos do que ele.”

E mesmo assim foi eleito o mais limitado, que não tinha títulos, não tinha nada. Isso nos mostra a gratuidade da eleição de Deus. Quando Deus escolhe, mostra a sua liberdade e a gratuidade. O Senhor nos elegeu de graça. Nós não pagamos nada para nos tornar cristãos.”

A unção do Espírito Santo é gratuita. A santidade cristã é custodiar o dom, comportand­o-se em maneira tal que o Senhor sempre permaneça com o dom – e eu não o faça um mérito meu. O ser cristão, o ser sacerdote, o ser bispo é somente um dom. E assim se entende nossa atitude de humildade, aquilo que devemos ter, sem nenhum mérito. Devemos somente custodiar esse dom, para que não se perca. Todos somos ungidos pela eleição do Senhor.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil