Ana Maria

O QUE COMER?

O respeito ao seu corpo e ritmo também tem a ver com o tipo de alimentos ingeridos

-

PRIORIZE FIBRAS

“Quem come o tempo todo raramente tem legumes, verduras e fibras suficiente­s na alimentaçã­o. É fácil demais ingerir açúcares refinados e petiscos salgados de farinha de trigo e chamar isso de refeição”, explica. Esses alimentos desacelera­m o metabolism­o e roubam energia. Como mudar isso? Elabore todas as refeições com legumes, verduras, frutas, grãos e cereais integrais. Se come carne, inclua-a no meio do dia, quando o corpo a digere melhor.

TOME MUITA ÁGUA

Fibras sem líquido não melhora o funcioname­nto do intestino! Divida seu peso por 30 e saberá quantos litros de água deve beber ao dia. Mantenha uma garrafa por perto enquanto trabalha e verá que seu humor e raciocínio melhorarão. “Beber mais água auxilia na digestão e emagrece. Reduza cafeína, álcool e refrigeran­te”, ensina.

COMA DOCES COM SABOR COMPLEXO

Troque a glicose por frutose. As frutas contêm sabores múltiplos. A maçã, por exemplo, contém doçura, mas é ácida e crocante. Esses alimentos ajudam na saciedade.

Analise o corpo antes, durante e depois de comer.

Concentre-se nas refeições – desligue o celular – e sinta melhor os sabores.

Saia do local de trabalho para comer.

Almoce ao ar livre ou em um restaurant­e. “Antes da primeira garfada, sente-se em silêncio por alguns segundos e pense em como o corpo se sente. Faça a conexão entre sentimento­s e comida”, recomenda.

Após comer, reflita sobre como se sente.

Perceba a diferença entre o que é gostoso na língua e o que parece bom dentro do corpo. Para escolher melhor a comida, realize a conexão entre esses dois estados.

Ao seguir uma dieta, procure os princípios dietéticos mais adequados ao seu corpo.

“Quando somar esses hábitos alimentare­s saudáveis a uma rotina de horários para comer e dormir favoráveis ao organismo, manter o peso ficará mais fácil”, finaliza o autor.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil