Ana Maria

O silêncio nos diz muita coisa!

- KARLA PRECIOSO

Os grandes mestres sabem ser firmes sem renegar a quietude, o afeto

e a boa vontade

Conversa entre amigas

“Nunca tive pretensão de me casar. Nem por isso sou infeliz, mas as pessoas não acreditam nisso.

Elas acham que, no fundo, sou uma mulher frustrada.

Não suporto mais ser cobrada.”

Afrase do filósofo William James (1842-1910) não podia ser mais acertada: “O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”. Muitas vezes, o silêncio fala mesmo mais do que mil palavras. E, ao perceber o seu valor, aprendemos a dizer somente o que precisa ser dito, sem magoar ninguém. Isso é sinal de sabedoria, porque silenciar nos faz mais maduras e preparadas para evitar discussões desnecessá­rias. Numa “conversa calorosa”, quando a razão já perdeu terreno para a provocação, quem silencia se mostra vencedor, ainda que o outro insista em gritar a sua derrota. Por isso, tente silenciar. Você verá que gritar não impõe respeito e nem a faz poderosa. O silêncio evita reclamaçõe­s vazias e nos dá a oportunida­de de pensar antes de tomar qualquer atitude intempesti­va. Resultado? Decisões acertadas, palavras construtiv­as, amizades fortalecid­as. Você verá também que os sábios sabem ser firmes sem renegar a quietude, o afeto e a boa vontade. Boa semana e fique com Deus.

Leia outras mensagens da Karlinha em: anamaria.uol.com.br

G. P., por e-mail

Você tomou uma decisão por si mesma, sem ser levada pela opinião dos outros. E isso só mostra o quanto você é madura e decidida. Ponto pra você! Não há nada de errado em não se casar. Errado é seguir um caminho que não condiz com os seus ideais e a façam infeliz. Cada um sabe o que é melhor para si, e não é porque fulano pensa diferente que você vai mudar de opinião. É a sua vida que está em jogo. Está na Bíblia: “Porque queria que todos os homens fossem como eu mesmo, mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra...” (Paulo em

1 Coríntios 7:7-8). Portanto, você não precisa repetir a história de milhares de pessoas, pode fazer a sua própria. E ser muito feliz!

Sua amiga, Karlinha

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil