Ana Maria

Sejamos GENEROSOS com o outro

Que possamos agir com generosida­de. Que nossos julgamento­s sejam o reflexo de uma vida cristã: generosa e repleta de amor

-

E como cristão eu me pergunto qual é a medida de referência, de comparação para saber se estou num nível cristão, um nível que Jesus quer? É a capacidade de sofrer as humilhaçõe­s. Um cristão que não é capaz de carregar consigo as humilhaçõe­s da vida, lhe falta algo. É um cristão de verniz ou de interesse.”

O nosso estilo de vida, o nosso modo de julgar os outros deve ser plenamente cristão, ou seja, deve ser generoso e repleto de amor, e não motivo de humilhaçõe­s. Porque com a mesma medida com a qual julgamos, também nós seremos julgados ao final da nossa existência. A página que o Evangelho de Marcos (Mc 2, 21-25) nos propõe hoje é rica de frases e conselhos de Jesus.”

Escolhi uma delas para refletirmo­s: ‘Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos’. Todos nós fazemos as contas com a vida, fazemos no presente e, sobretudo, ao final da nossa existência. Esta frase de Jesus nos diz justamente como será aquele momento, como será o juízo.”

Com qual medida eu meço os outros e meço a mim mesmo? É uma medida generosa, repleta do amor de Deus ou é uma medida rasa? E com aquela medida eu serei julgado. Qual é o nível em que coloquei a minha trave? Coloquei no alto? Devemos pensar nisso. E isso o vemos não só nas coisas boas ou más que fazemos, mas no estilo contínuo de vida.”

Cada um de nós tem um estilo, um modo de medir a si mesmo, as coisas e os outros, e será o mesmo que o Senhor usará conosco. Portanto, quem mede com egoísmo assim será medido; quem não tem piedade e que para subir na vida é capaz de pisar na cabeça de todos será julgado do mesmo modo, sem piedade. O contrário disso é o estilo de vida do cristão.”

Peçamos ao Senhor a graça de viver de modo cristão e, sobretudo, de não ter medo da cruz, das humilhaçõe­s, porque esse é o caminho que Ele escolheu para nos salvar e isso é o que garante que a minha medida é cristã: a capacidade de carregar a cruz, a capacidade de sofrer alguma humilhação. ‘Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos’, lembremos sempre disso.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil