Ana Maria

Só vence quem sabe lutar!

- KARLA PRECIOSO

Não seríamos fortes o suficiente se não sentíssemo­s o gosto da batalha e da conquista

Conversa entre amigas

“Tenho vergonha de falar de sexo com minha filha de 14 anos. Sempre que ela pergunta algo, me esquivo. Minha criação foi conservado­ra e não sei lidar com essa modernidad­e toda...”

Conta a lenda que um homem ficou horas observando o esforço de uma borboleta para passar o corpo pela pequena abertura do casulo. Num certo momento, parecia que ela havia chegado até onde podia e não tinha mais forças. Então, ele decidiu ajudála: pegou uma tesoura e retirou o que restava do casulo. A borboleta apareceu facilmente, mas seu corpo estava inchado e as asas, enrugadas. Ele ficou esperando que suas asas crescessem e se expandisse­m. Mas isso não aconteceu.

Aliás, a borboleta passou o resto da vida se arrastando. Ela nunca conseguiu voar. O que o homem não percebeu é que a luta da borboleta para sair do casulo é o modo que a natureza encontrou de fazer o fluido do seu corpo passar para as asas e, assim, prepará-la para voar. Lembre-se: receber tudo de mãos beijadas não é tão bom assim. As lutas de todo dia são necessária­s. Afinal, não seríamos fortes o suficiente se não sentíssemo­s o gosto da batalha e da conquista. Boa semana e fique com Deus.

Leia outras mensagens da Karlinha em: anamaria.uol.com.br

F. C., por e-mail

Não há como fugir. Na adolescênc­ia, as dúvidas sobre sexo são muitas e elas podem mesmo deixar até a mais moderninha das mães corada de vergonha. Mas, ainda que o assunto pareça desconfort­ável, é importante dar respostas à sua filha. Se ela não obtém as informaçõe­s em casa, vai aprender na rua de maneira distorcida. Hoje em dia, a moçada inicia a vida sexual cada vez mais cedo e, na maioria das vezes, sem maturidade. Imagine só se não tiver orientação também. Lascou! A sexualidad­e faz parte da natureza humana e, se conduzida com sabedoria, só traz benefícios. Assuma logo o papel de orientador­a e melhor amiga dela. Vai ser bom para as duas!

Sua amiga, Karlinha

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil