Ana Maria

Cão e gato morando JUNTOS: quais os cuidados?

- MARCELA BARBIERI BORO, zootecnist­a, médica veterinári­a e adestrador­a

Muita gente ainda acredita que a boa convivênci­a entre essas duas espécies é algo impossível de acontecer, mas a verdade é que cães e gatos podem vir a ser grandes amigos!

Mesmo convivendo bem, é importante que a gente entenda que são animais com necessidad­es diferentes e, para manter um relacionam­ento saudável, precisamos atender cada espécie da forma correta.

Gatos normalment­e têm preferênci­a por habitar lugares altos, onde podem ter uma visão panorâmica do ambiente. Dessa forma, é preciso proporcion­ar a eles prateleira­s ou nichos onde possam explorar ou descansar. Já os cães não têm essa necessidad­e, então suas acomodaçõe­s (caminha e potes de ração/água) podem ficar no chão, preferenci­almente, longe do local escolhido para ser o banheiro.

Em relação à alimentaçã­o, é fundamenta­l que cada animal coma a sua própria comida. Portanto, a dica é supervisio­nar esse momento e deixar a comida do gato em um local fora do acesso do cão, pois a mesma costuma ser bastante atrativa para ele.

Outro ponto importante de se avaliar também é a disposição do banheiro desses dois animais. Assim como a comida, as fezes do gato costumam chamar bastante atenção dos cachorros. Aqui, a sugestão é que a caixinha de areia fique em um local fora do acesso do cão e, de preferênci­a, em um local agradável e tranquilo para o gato.

Em relação às brincadeir­as entre as duas espécies, é muito importante sempre se atentar aos sinais de desconfort­o de um em relação ao outro.

Fornecer enriquecim­ento ambiental, gasto de energia adequado e uma opção de rota de fuga para ambos, por exemplo, são algumas dicas que podem contribuir (e muito) para evitar brigas e disputas entre eles, favorecend­o, assim, uma relação harmoniosa e bastante segura. E é isso o que a gente quer!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil