Ana Maria

Deixe seu CORAÇÃO evoluir

-

Entenda as dificuldad­es como sinais aliados para se abrir ao Espírito Santo. E não se deixe seduzir a ponto de tornar-se um cristão com vida dupla

A comunidade cristã corre o risco de ficar com o coração endurecido. Mas o que essa advertênci­a significa? Três palavras ajudam a entender: dureza, obstinação e sedução. Um coração endurecido é fechado, não quer crescer. Na vida, isso pode acontecer em decorrênci­a de inúmeros fatores, como uma forte dor. Afinal, os golpes endurecem a pele. E quem permanece nesta atitude negativa ficar perverso.”

Eu tenho o coração duro? Deixo ele crescer? Quando cresce é sempre com as provações, dificuldad­es. Aprendemos a caminhar caindo. Aliás, do engatinhar ao caminhar, quantas vezes caímos! Mas se cresce com as dificuldad­es. Porém, chamamos de pusilânime­s aqueles cujos corações não evoluem. A pusilanimi­dade é uma atitude ruim no cristão, lhe falta a coragem de viver.”

A última palavra é a sedução. A sedução do pecado, obra do diabo, o grande sedutor, um grande teólogo, mas sem fé, com ódio, alguém que quer dominar o coração. Um coração perverso se deixa conquistar pela sedução, que leva à obstinação, ao fechamento...”

A segunda palavra é obstinação. ‘Animai-vos uns aos outros, para ninguém endurecer’, está escrito na Carta aos Hebreus. A obstinação é a teimosia espiritual: um coração obstinado é fechado no próprio pensamento, não se abre ao Espírito Santo.”

A ideologia é uma obstinação. A Palavra de Deus, a graça do Espírito Santo, não é ideologia: é vida que abre o coração aos sinais do Espírito. Mas a obstinação é orgulho. A teimosia faz mal: fechados de coração são os pusilânime­s; os teimosos. Meu coração é teimoso? Sou capaz de ouvir os outros? Os obstinados não dialogam, se defendem com as ideias. As ideologias fazem mal ao povo de Deus, pois fecham a atividade do Espírito Santo.”

Com a sedução, você muda de vida ou faz pactos. Diz que segue o Senhor, mas gosta desta sedução. E você começa a ter uma vida cristã dupla. E assim são os mornos, os que fazem pactos. Quando o Senhor nos indica a estrada, mas gostamos de outra e caminhamos nos dois trilhos. Que o Espírito Santo nos ilumine e ninguém tenha um coração duro, que o leva à pusilanimi­dade; obstinado, que o leva à rebelião; seduzido, que o leva a um cristianis­mo de pacto.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil