Ana Maria

Avós que interferem na educação dos netos

-

Quando chamo a atenção do meu filho ou o coloco de castigo, ele corre para o colo da avó e ignora minha autoridade. Como devo agir?

T. L., por e-mail

“Explique que eles têm o papel de acolher, aconselhar, conviver e brincar. Porém, o papel de educar pertence aos pais. E educar envolve muito mais do que dar bronca, é também estipular rotina, o que pode e o que não pode comer, assistir ou vestir”

O primeiro passo é entender que os avós, na maioria das vezes, fazem isso por amor aos netos. Verdade seja dita: é um privilégio nossos filhos poderem conviver com quem os amam e querem bem, né? Entendendo que não há maldade na interferên­cia, é hora do diálogo, que deve ser direto e respeitoso. Explique que eles têm o papel fundamenta­l de acolher, aconselhar, conviver e brincar. Porém, o papel de educar pertence aos pais. E educar envolve muito mais do que dar bronca, é também estipular rotina, o que pode e o que não pode comer, assistir ou vestir. E que, na hora da bronca, os avós podem se afastar um pouco, voltando apenas para aconselhar o neto a seguir as regras estipulada­s. Outra dica importante é deixar os avós serem avós! Você pode sentirse enciumada pelo laço que seu filho está demonstran­do pelos avós, afinal eles são pais e mães com açúcar, mas, lembre-se: o amor que seus filhos terão por eles jamais competirá com o amor pelos pais. Quando seu filho precisar de colo, cuidados e carinho, ele vai procurar você. Seu filho sabe que você tem mais regras e que o educa por amor. Ao seu lado, ele sente-se seguro e acolhido. Agora vem a melhor parte: durante a conversa, lembre-os que você e seu parceiro (a) continuam sendo os filhos. Que a ajuda deles com suporte emocional a vocês faz toda diferença. Ao demonstrar­em que confiam no seu trabalho como mãe, eles estarão dando a melhor ajuda que os avós poderiam dar. Se a interferên­cia vem por parte dos sogros, peça para que seu parceiro ou parceira tenha esse papo com eles. Aos avós: o papel de vocês é continuar cuidando dos seus filhos e transforma­r os momentos especiais com seus netos em momentos ainda mais especiais.

 ??  ??
 ??  ?? MONICA ROMEIRO @almanaqued­ospais /youtube.com/ almanaqued­ospais Conselheir­a maternal, criadora do canal Almanaque dos Pais e autora do livro
Vem cá me dar Um abraço.
MONICA ROMEIRO @almanaqued­ospais /youtube.com/ almanaqued­ospais Conselheir­a maternal, criadora do canal Almanaque dos Pais e autora do livro Vem cá me dar Um abraço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil