Ana Maria

Descubra seu CAMINHO na vida cristã

-

Você pode escolher entre duas direções, mas deve avaliar se está no trajeto que gostaria ou apenas trafega por um circuito raso e sem fundamento

O dizer é um modo de acreditar, mas muito superficia­l, na metade do caminho: eu digo que sou cristão, mas não faço as coisas do cristão. É um pouco – para dizê-lo simplesmen­te – maquiar-se como cristão: falar somente é um truque, dizer sem fazer. A proposta de Jesus é sempre concreta. Quando alguém se aproximava e pedia conselho, sempre coisas concretas. As obras de misericórd­ia são concretas.”

“As outras duas palavras em contraste são areia e rocha. A areia não é sólida, é uma consequênc­ia do dizer, um maquiar-se como cristão, uma vida construída sem fundamento­s. A rocha, ao invés, é o Senhor. É Ele a força.”

O trecho do nosso conhecido profeta Isaías parece o canto da Nossa Senhora, do Magnificat: o Senhor eleva os humildes, aqueles que estão na concretude de todos os dias, e abate os soberbos, os que construíra­m a sua vida em cima da vaidade, no orgulho... estes, no entanto, não costumam durar.”

“Mas, muitas vezes, quem confia no Senhor não aparece, não tem sucesso, está escondido... mas é firme. Não tem a sua esperança no dizer, na vaidade, no orgulho, nos efêmeros poderes da vida... A concretude da vida cristã nos faz ir avante e construir sobre aquela rocha que é Deus, que é Jesus. Ou seja, sobre o sólido da divindade. Não sobre as aparências, vaidades, orgulho... Não. A verdade.”

O terceiro binômio, alto e baixo, contrapõe os passos dos orgulhosos, dos vaidosos aos passos dos humildes. Recordando a primeira leitura extraída do livro do profeta Isaías: o Senhor derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes.”

“Algumas perguntas cruciais podem, realmente, nos ajudar muito. Então, reserve um tempo para exercitar-se com elas e questione-se com bastante franqueza: eu sou um cristão do dizer ou apenas do fazer? Construo a minha vida sobre a rocha de Deus ou somente sobre a areia da mundanidad­e, da vaidade, do orgulho? Sou de fato alguém humilde, que procura caminhar com frequência por baixo, sem arrogância e soberba, e assim servir o Senhor?”

A PALAVRA DO FRANCISCO O conteúdo desta página é extraído da missa que o

Santo Padre celebra toda manhã na Casa Santa Marta, nas dependênci­as do Estado do Vaticano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil