Ana Maria

ENCONTRO marcado com Deus

O Senhor passa na vida de todos e cada cristão é chamado a reconhecê-lo e, então, ficar em paz. Mantenha-se aberto à espera dessa visita

-

A primeira leitura (Esdras 1, 1-6) narra o momento no qual o povo de Israel foi libertado do exílio. A Escritura descreve uma visita do Senhor, que o conduziu de volta para Jerusalém. ‘Visita’ é uma palavra importante na história da salvação. Todas as vezes que se fala de libertação, cada ação de redenção de Deus é uma visita: ‘O Senhor visita o seu povo’.”

Eis então o ensinament­o: quando o Senhor nos visita, dá-nos a alegria, leva-nos para um estado de consolação, leva-nos a ceifar na alegria. Antes de tudo, é necessário manter-nos abertos para a visita de Deus, porque o Senhor procura cada um de nós e encontra-nos. É possível ter momentos mais débeis, mas o Senhor sempre nos fará sentir a sua presença. E quando vem com a consolação espiritual, Ele enche-nos de alegria.”

A verdadeira consolação eleva a alma para as coisas do Céu, para as coisas de Deus e também acalma a alma na paz do Senhor. Não se pode confundir com o divertimen­to.”

Isso não significa que o divertimen­to seja algo mau quando é bom, somos humanos, devemos nos divertir, mas a consolação é outra coisa: ela arrebata-te e a presença de Deus é sentida e se faz reconhecer.”

Com efeito, a consolação do Senhor não é uma alegria comum, não é uma alegria que se pode comprar, como quando vamos ao circo. Reconhece-se: mexe contigo, movete, aumenta em ti a caridade, a fé, a esperança e também te leva a chorar pelos próprios pecados e a chorar com Jesus, quando contemplam­os a sua paixão.”

Portanto, é necessário reconhecer a consolação. E quando ela vem, agradecer ao Senhor. Também é preciso conservar a consolação, porque se é verdade que ela é forte, também é verdade que não se mantém tão forte – é apenas um momento –, mas deixa os seus vestígios. E quando passa este momento forte do encontro e da consolação, o que permanece? O que permanece é a paz!”

A PALAVRA DO FRANCISCO O conteúdo desta página é extraído da missa que o Santo Padre celebra toda manhã na Casa Santa Marta, nas dependênci­as do Estado do Vaticano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil