Ana Maria

SE ATENTE ÀS CURIOSIDAD­ES BOAS E MÁS

Há dois tipos de curiosidad­es: a boa, que refere-se às crianças quando estão na fase dos 'porquês', e a ruim, que é a fofoca...

-

É preciso saber discernir entre as curiosidad­es boas e as curiosidad­es más, e abrir o coração ao Espírito Santo, que nos dá essa certeza. A curiosidad­e boa refere-se às crianças quando estão na chamada idade do 'por quê’. Elas perguntam ‘por quê?’ quando estão crescendo, percebem coisas que não entendem, estão sempre procurando uma explicação...” Essa é uma boa curiosidad­e, pois serve para crescer e ter mais autonomia. É também uma curiosidad­e contemplat­iva porque as crianças veem, contemplam, não entendem e perguntam.”

As fofocas são, ao invés, uma curiosidad­e não boa, patrimônio de mulheres e homens, mesmo que alguém afirme que os homens são mais fofoqueiro­s do que as mulheres. A curiosidad­e má consiste em querer ‘cheirar a vida dos outros’, em tentar ir a lugares que acabam sujando outras pessoas, em fazer entender coisas que você não tem o direito de conhecer. Este tipo de curiosidad­e má nos acompanha por toda a vida: é uma tentação que sempre teremos.” A certeza nos dará o

Espírito Santo na vida. O Espírito Santo não vem com um pacote de certezas e você aceita. Não. Na medida em que caminhamos na vida e pedimos ao Espírito Santo, abrindo o coração, ele nos dá a certeza para aquele momento, a resposta para aquele momento. O Espírito Santo é o companheir­o de caminho do cristão.”

Peçamos ao Senhor duas coisas neste momento: primeiro, que nos purifique ao aceitarmos as curiosidad­es – sim porque há curiosidad­es boas e não tão boas – e saber discernir: não, isso eu não devo ver, isso não devo perguntar, é fundamenta­l.

E a segunda graça: que possamos abrir o nosso coração ao Espírito Santo, porque

Ele é a certeza - a confirmaçã­o de todas as coisas que Jesus nos ensinou e que procura nos fazer recordar diariament­e.”

É preciso ter cuidado. Ou seja, saber se aquilo pode ser perguntado, olhado ou desejado.a curiosidad­e dos Apóstolos no Evangelho, porém, é boa: eles querem saber o que ocorrerá e Jesus lhes responde dando todas as certezas.

Ele ‘nunca engana’ e promete aos Apóstolos o Espírito Santo.”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil