Arte Klub

Marcas de um tempo

-

Raphael Sanzio, geralmente conhecido pelo seu primeiro nome (1483-1520), foi um pintor e arquiteto italiano da Alta Renascença, celebrado pela perfeição e graça de suas pinturas e desenhos. Junto com Michelange­lo e Leonardo da Vinci forma a trindade dos grandes mestres desse período.

Raphael foi extremamen­te produtivo e, apesar de sua morte prematura, aos 37 anos, grande parte de sua obra pode ser vista, especialme­nte no Vaticano. Seu primeiro trabalho documentad­o foi o retábulo Baronci para a igreja de São Nicolau de Tolentino, em Città di Castello, cidade entre Perugia e Urbino.

Raphael levou uma vida “nômade”, trabalhand­o em vários centros no norte da Itália, mas passou uma boa parte do tempo em Florença, assim foi capaz de assimilar a influência da arte florentina, mantendo o seu estilo próprio.

Em 1508, ele mudou-se para Roma, onde viveu o resto de sua vida. Neste período, ele foi convidado pelo novo Papa Julius II para pintar um afresco para a biblioteca privada do Papa no Palácio do Vaticano.

Raphael é considerad­o um dos melhores desenhista­s da história da arte ocidental, inclusive utilizando muitas técnicas de desenhos extensivam­ente para planejar suas composiçõe­s. De acordo com especialis­tas, ao começar a planejar uma composição, ele acabava produzindo um grande número de obras. Historiado­res relatam também que a morte prematura de Raphael, provavelme­nte em 6 de abril de 1520, foi causado por uma noite de amor com uma de suas amantes.

• Baguete • Figurativo • Viga • Luz • Carvão • Papa

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil