Arte Klub

Estilo próprio

-

Famoso por retratar mulheres com rostos e pescoços alongados que lembram máscaras africanas, Amedeo Clemente Modigliani (1884 – 1920) foi um artista italiano que se especializ­ou em pinturas e esculturas. Nascido em Livorno, comuna da região italiana da Toscana, começou por lá seus estudos antes de se mudar para Paris, em 1906, onde se tornou famoso.

Tendo estudado em Florença e em Veneza, o artista ficou conhecido por ter um estilo em que predominam os traços simples marcados por uma expressão forte. O artista foi influencia­do por amigos e uma variedade grande de pessoas que iam dos movimentos artísticos mais primitivos aos mais complexos. Fez sua primeira exposição em 1917 na Galeria Weil de Paris, onde desfrutou da atenção do público por apenas um dia, uma vez que seus retratos geraram muita polêmica por apresentar suas modelos nuas.

O artista queria com sua arte retirar a cobertura dos seres humanos (ou seja, as roupas) e expor sua alma. Assim os nus femininos, muitos inspirados por seus estudos na Escola Livre de Nus de Florença, forma o grande destaque de sua obra. Modigliani morreu em 1920 devido ao alto consumo de haxixe e álcool, que agravaram sua saúde até que contraísse tuberculos­e, que causou seu fim.

O artista faleceu ainda muito pobre e sem o devido reconhecim­ento público que atingiu nos dias de hoje.

• Pontilhism­o • Paleta • Composição • Cromatismo • Xilogravur­a

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil