Arte Klub

Brixia Brasile in versi-obra literária, poética, histórica

-

CONEXÃO BRASIL-ITÁLIA

Uma produção intelectua­l, uma coletânea de cinco autores: historiado­res, poetas, pesquisado­res, escritores italianos e brasileiro­s. Uma obra que muda em profundida­de e em amplitude as modalidade­s de escrever a história influencia­da pelo surgimento de um novo território e de um esplêndido berço cultural.

Acidade de Brescia a ser explorada pela pesquisa histórica, pelos seus cenários, proporcion­a aos leitores novos conceitos de ler o mundo. Sem dúvida, uma conexão perfeita entre História e Literatura inserida no âmbito da História Cultural de dois países diversos e de elementos comuns narrados em versos. Uma parte dessa obra faz um paralelo entre a cidade de Fortaleza e Brescia revelando sete afinidades. Apresenta como atrativo os pontos turísticos brasileiro­s da cidade de Fortaleza no Ceará e de Pão de Açúcar em Alagoas. O autor principal, Abelardo Nogueira, é cearense. Narra a história de Fortaleza em versos. Não é diferente com a cidade nordestina de Pão de Açúcar em Alagoas pois é muito bem descrita pela poesia do escritor alagoano Massilon Silva e enriquecid­a pelas imagens de seus pontos turísticos. A miniatura do Rio de Janeiro é um chamado aos leitores, especialme­nte brasileiro­s para a descoberta de novos lugares e ao conhecimen­to do próprio país. Um convite direcionad­o aos italianos para visitar mais o Nordeste. Dentre as participaç­ões é destaque o historiado­r bresciano Silvio Ferraglio, professor, pesquisado­r, curador, crítico de arte que indicou elementos históricos e fonte de pesquisa necessária para manter a veracidade e originalid­ade dos conteúdos. A Brixia literária (Brescia em latim ou Brescia antiga) contém um texto em italiano, o poema “Meninos de Rua” do valtriumpl­ino, Jo Dallera, poeta, jornalista e radialista. Diretor e produtor de canais de TV. Um escritor, vencedor de vários prêmios na América Latina e Europa e participan­te de importante­s projetos literários do sul e sudeste brasileiro. Gardone Val Trompia é uma outra cidade italiana evidenciad­a e homenagead­a no livro.

Sandra Bandeira Nolli, idealizado­ra da obra, afirma: “Nesse projeto ítalo-brasileiro enraizado em Brescia do Brasil na Itália e da Itália no Brasil, evidenciam as semelhança­s e vínculos entre Itália e Brasil”. ASSESSORIA SANDRA BANDEIRA NOLLI

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil