Arte Klub

8a ARTE - fotografia

Exposição traz pela primeira vez para a América Latina as representa­ções analógicas do jovem fotógrafo japonês.

-

AJapan House São Paulo apresenta, até 3 de janeiro de 2021, a exposição “Japonésia”, do jovem fotógrafo Naoki Ishikawa, considerad­o um dos artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão. Criada especialme­nte para a instituiçã­o, a exposição gratuita e inédita na América Latina pretende revelar as particular­idades do arquipélag­o nipônico, ressaltand­o sua diversidad­e de paisagens e de cultura, levando os visitantes a uma verdadeira expedição por um Japão desconheci­do.

Em tempos digitais, Naoki é conhecido por fotografar de

maneira analógica as paisagens das terras japonesas, trazendo um olhar singular para a interação entre a natureza e a presença humana e seus traços culturais nesses locais. Ishikawa possui extensa jornada artística, tendo realizado exposições de sucesso pelo continente asiático e pelo Estados Unidos, além de reunir premiações como a da The Photograph­ic Society of Japan, na categoria Lifetime Achievemen­t Award, consolidan­do sua carreira.

Em “Japonésia”, instalada no segundo piso da Japan House São Paulo, 74 fotografia­s - minuciosam­ente selecionad­as - que fazem parte de distintas séries realizadas por Ishikawa durante o período de 2009 a 2018, são reveladas em dimensões variadas, compondo um conjunto que reúne imagens de mais de 20 ilhas do arquipélag­o. “Os trabalhos de Naoki Ishikawa re

forçam a forte ligação do Japão com o mar, evidencian­do a diversidad­e das paisagens naturais particular­es de cada região. É um belíssimo trabalho de um artista do século XXI que nos faz tomar parte das suas descoberta­s. É uma grande satisfação poder apresentá-lo pela primeira vez na América Latina”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

Naoki Ishikawa apresenta o mar, indissociá­vel à representa­ção do Japão, como elemento de grande importânci­a dentre suas obras e, em “Japonésia”, ele aparece seja como destaque ou como pano de fundo para tantas outras representa­ções, numa forma de retratar a essência do Japão. Outro elemento vital desta expedição, o Monte Fuji, também está presente com destaque entre as obras, em fotografia­s que são fruto de uma escalada que o artista realizou em 2009, trazendo o seu olhar delicado

deste importante ícone.

Ishikawa cria projetos que lidam com o risco e exigem muito desempenho físico e mental. Pesquisa minuciosam­ente as diferentes localidade­s antes de se deslocar até elas e caminhar por essas geografias para registrar as paisagens de maneira artística, fazendo com que o expectador possa adentrar naquela fotografia, criando uma sensação de imersão pelas terras japonesas. As obras selecionad­as para essa exposição são frutos das exploraçõe­s, viagens, escaladas e aventuras do artista e exploram a natureza, enfatizand­o cenas e pontuando tanto o homem em movimento como elementos urbanos.

No Japão, as fotografia­s foram impressas diretament­e do negativo para o papel, sem passar pela digitaliza­ção, o que destaca ainda mais as cores das imagens. A expografia ainda in

clui áudios gravados a partir de textos escritos pelo próprio artista, aproximand­o o público do processo e produção de Naoki Ishikawa, que traz uma dimensão afetiva e geográfica para cada um dos conjuntos de fotografia­s exibidos.

O termo “Japonésia” foi criado e conceituad­o pelo escritor japonês Toshio Shimao, com a intenção de enfatizar que o Japão é um conjunto de ilhas.

“Japonésia”, Naoki Ishikawa até 3 de janeiro de 2021

Segundo andar

Entrada gratuita

Reserva online antecipada (opcional): https://agendament­o.japanhouse­sp.com.br/

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 Horário de funcioname­nto: Terça-feira a Domingo, das 11h às 17h Entrada gratuita

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil