Arte Klub

REABRE PARA VISITAÇÃO COM A EXPOSIÇÃO REVOADA

Mostra de Flávia Junqueira ocupa o Hall e o 24º andar do edifício, com obras inéditas. Conhecida pelas cenografia­s lúdicas, a artista contemporâ­nea explora os espaços com balões e ambientes interativo­s.

-

OFarol Santander, centro de cultura, empreended­orismo, lazer, moda e gastronomi­a de São Paulo, retoma suas atividades com novidades na programaçã­o cultural e estrutura do prédio. Os visitantes locais e turistas poderão conferir a exposição “Revoada”, com obras inéditas de Flávia Junqueira, uma das principais artistas do cenário da arte contemporâ­nea no Brasil e curadoria de Paulo Herkenhoff. A mostra, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo) fica em exibição até o dia 10 de janeiro de 2021.

A jovem artista paulistana ocupa o Hall e o 24º andar do edifício. A instalação no espaço de entrada do Farol consiste em uma cenografia lúdica e imersiva, com aproximada­mente 70 balões de vidro, medindo de 90cm a 40cm, coloridos e suspensos a partir do teto. A suspensão dos balões tem cabos de aço que dão a sensação de os objetos estarem voando pelo ar.

No 24° andar, a inédita obra “Território Espelhado” revela todo o espaço, incluindo paredes e teto, cobertos por folhas espelhadas e papel metalizado, que refletem os balões de festa distribuíd­os por todo o local. A instalação ainda conta com ambiência sonora que remete a um autêntico parque de diversões, além de cavalos de carrossel que dão um tom lúdico à experiênci­a.

Elemento presente em todos os trabalhos de Flávia Junqueira, os balões tornam-se grandes personagen­s e aparecem como metáforas. A arquitetur­a da representa­ção, símbolo de diversos contextos históricos brasileiro­s, é o atelier da artista nesta nova exposição.

Além da exposição “Revoada”, de Flávia Junqueira, o Farol Santander São Paulo ganhou dois espaços (nos acessos entre os 23º e 24º andares e os 25º e 26º andares) com pinturas realizadas pela artista plástica paulista Raquel Gorzalka, para que os visitantes possam interagir e tirar fotos.

As paredes trazem imagens do próprio prédio do Farol e reproduçõe­s de obras e monumentos famosos da cidade, como o monumento “Mão”, erguido por Oscar Niemeyer no Memorial da América Latina; as lanternas japonesas do bairro da Liberdade; a ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira; o Museu de arte de São Paulo (MASP); o edifício COPAN,

entre outros, além de guarda-chuvas que remetem à famosa expressão “terra da garoa”, pela qual a cidade é conhecida. Já no piso, o visitante encontra adesivos com as mais diversas frases como “Venha para DiverCIDAD­E SP” e “Mais Amor em São Paulo Por Favor”.

Os visitantes também encontrarã­o o Farol Santander SP com a fachada (tombada pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) restaurada, tal como era em 1947. Foram restaurada­s 46.975.650 pastilhas e 850 esquadrias, além da limpeza do icônico lustre de 13 metros de altura e 1,5 tonelada do hall de entrada, que teve suas 9.987 peças de cristal, limpas uma a uma. Ufa. Aproveite!

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Mais Novidades
Mais Novidades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil