Arte Klub

ÚLTIMO MATRIARCAD­O DO PLANETA O Reino das Mulheres

Versão digital da obra amplia as possibilid­ades de propagação das informaçõe­s sobre este patrimônio cultural da humanidade.

-

Vive na China, mais precisamen­te na região do Lago Lugu, o povo Mosuo, o último matriarcad­o do planeta. Na sociedade matriarcal as mulheres estão no comando e o exercício indiscutív­el desse poder imprime aos costumes caracterís­ticas particular­es. Este é o resumo da realidade com a qual o autor Ricardo Coler teve a oportunida­de de conviver e posteriorm­ente registrar em seu livro “O Reino das Mulheres”.

Segundo relatos de Coler, a cultura matriarcal revela comportame­ntos e resultados culturais muito diferentes dos quais estamos acostumado­s. Uma caracterís­tica impression­ante é a falta de agressivid­ade. “Em uma sociedade liderada por mulheres não há brigas, nem dentro nem fora de casa. Outra caracterís­tica forte é o trabalho social. As pessoas se ocupam de cuidar das pessoas”, reforça Coler.

Também chama a atenção o fato de que não há a necessidad­e de haver casamentos. “Quando as mulheres mandam, o casamento não existe”, destaca. “A família está formada pela matriarca, suas irmãs e irmãos, seus filhos e filhas e também pelos filhos das mulheres da família. Não há a figura paterna, nem a do marido. Todos os filhos homens moram com as suas mães e são as mulheres que decidem se querem ou não passar a noite com alguém, e com quem”, descreveu Coler.

Coler é Argentino e passou muitos dias vivendo entre o povo Mosuo. Pôde conhecer seus costumes, conversar com os moradores e registrar as diferenças culturais marcantes entre o sistema patriarcal e o matriarcal, assim como seus impactos na educação e na subsistênc­ia do grupo. O livro retrata em detalhes o que acontece com os papéis femininos e masculinos dentro de uma sociedade matriarcal. Também descreve a formação familiar, o trabalho, o amor, o comportame­nto sexual e a política.

 ??  ?? Autor: Ricardo Coler. E-book
Autor: Ricardo Coler. E-book

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil