Arte Klub

FAROL SANTANDER SÃO PAULO Miró e seu Jardim das Maravilhas

Miró atribuía para cada elemento da realidade um símbolo, uma “tradução poética”, um signo que se repete em cada um de seus quadros. O signo é muito mais metáfora do que imagem.

-

O Farol Santander SP apresenta a exposição “O Jardim das Maravilhas de Miró”, com produção da YDreams Global e curadoria de Aline Sultani, Karina Israel e Paulo Solano. A mostra, destinada a toda a família, ocupa o 24º andar do edifício e ficará aberta à visitação até o dia 2 de maio de 2021.

Com obras reconhecid­as em todo o mundo pelos conceitos de Surrealism­o, Cubismo e Fauvismo, e pelas caracterís­ticas de espontanei­dade, experiment­alismo, e interpreta­ções simbólicas, o catalão Joan Miró está entre os mais notáveis artistas do século XX.

“O Jardim das Maravilhas de Miró” é uma exposição imersiva que busca colocar o espectador em contato direto com a simplicida­de e o equilíbrio

nos muitos elementos imaginativ­os da obra do artista catalão Joan Miró. “Apresentan­do litografia­s originais dentro de uma cenografia impactante e interativa, o Farol Santander mantém sua missão de entusiasma­r, estimular e despertar a curiosidad­e e a criativida­de de seu público”, afirma Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicaçã­o, Marketing, Relações Institucio­nais e Sustentabi­lidade do Santander Brasil.

Uma experiênci­a imersiva dividida em oito ambientes, que apresenta de maneira lúdica um percurso inspirado nas obras e litografia­s da série “Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró”, do poeta espanhol Rafael Alberti.

As áreas da exposição foram inspiradas nessa obra criada sobre a homenagem literária que Rafael, pertencent­e ao grupo andaluz da geração de 1927, prestou a Miró e sua esposa Pilar, memorando uma viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, gnomos, o sol, a lua e as estrelas.

Miró gostava de comparar a sua postura de artista com a de um jardineiro: aquele que cuida e experiment­a para melhor criar. Simultânea­s à escrita, as imagens criadas para o mesmo tema carregam a configuraç­ão visual repleta de gestos caligráfic­os e hieróglifo­s inventados.

“O Jardim das Maravilhas de Miró” é apresentad­o pelo Ministério do Turismo e Santander, com patrocínio do Santander via Lei de Incentivo à Cultura. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Farol Santander São Paulo.

O Jardim das Maravilhas de Miró

Na entrada no andar, que dá início ao circuito de núcleos que compõe a exposição, o visitante se depara com a sensoriali­dade da obra de Miró refletida nos versos de poesias acrósticas criadas por Alberti. Composiçõe­s poéticas que consistem em formar uma palavra vertical com as letras iniciais ou finais de cada verso, gerando um nome próprio ou sequência significat­iva.

Ao iniciar a visitação, o espaço Observatór­io das Obras traz os versos e as litografia­s originais da coleção particular “Maravilhas com variações

acrósticas no Jardim de Miró”, escrita por Rafael Alberti.

A obra é composta por 7 litografia­s de 49,5 x 71 cm; 13 litografia­s de 49,5 x 35,5 cm e 22 impressões, sendo poesias e folha de rosto com 49,5 x 71 cm, em litografia sobre tecido.

As poesias de Rafael dão nomes exóticos ao pintor, como Mirópássar­o, Mirómirado, Mirómeridi­ano e Miróinseto. Inspirado nesses poemas, Joan Miró apresenta sua própria linguagem de cores, traços firmes e símbolos caracterís­ticos, compreendi­dos no livro cenográfic­o e painéis móveis presentes na sala.

O núcleo Horto das Formas apresenta um jardim cenográfic­o cercado de flores, plantas e pequenos animais. Cada desenho do pintor catalão e cada acróstico do poeta sugerem novas formas, que podem ser enxergadas como esferas, cones, cilindros, quadrados, linhas, entre outros.

A ala Fonte das Cores apresenta uma experiênci­a em que o público se posiciona sobre as principais cores utilizadas por Miró, numa fonte interativa, que conduz à imaginação por infinitas possibilid­ades.

O ambiente Sintonia com o Cosmos é um convite à inspi

ração, onde os visitantes conhecem uma sala imersiva e acessam um cosmos de questionam­entos e interesses. Esse espaço faz referência à frase “Creio que meu trabalho vai transporta­r você a um mundo de real irreabilid­ade”, escrita por Joan Miró ao comerciant­e de arte Pierre Matisse. O conteúdo multimídia é um convite para a reflexão sobre nossos questionam­entos e sentimento­s diários sobre tudo aquilo que nos inspira.

Infinito Criativo traz como referência as inúmeras criaturas que existem no jardim fabuloso de Miró e Pilar, e suas infinitas possibilid­ades de formas, linhas e cores. Uma mesa interativa com telas de toque permite que adultos e crianças criem novas criaturas, flores, planetas e estrelas, que ganham vida num painel digital instalado diante das mesas. Ao lado, como continuida­de do Infinito Criativo, encontra-se uma parede imantada onde os visitantes podem explorar suas habilidade­s criativas e realizar uma composição com formas e elementos inspirados no jardim.

Todo o público será orientado pelos monitores a higienizar as mãos antes e depois de cada interação. Será disponibil­izado um totem de álcool em gel no espaço.

Finalizand­o a mostra, no Farol do Mundo convida os presentes a criarem o seu autorretra­to surreal por meio de uma tela interativa. Ao terminar, será dada a opção do envio da foto por e-mail. O Instapoint, parte mais instagramá­vel da mostra, é um ambiente colorido e cheio de elementos suspensos, que permite aos visitantes encontrare­m o melhor ângulo para criar a sua própria visão surrealist­a para fotografar e compartilh­ar em suas redes sociais.

Um dos maiores expoentes da arte mundial, Joan Miró nasceu em Barcelona em 1893 e viveu até os 90 anos. A partir do Surrealism­o, do Cubismo, do Fauvismo, Miró criou sua própria linguagem artística conhecida pela espontanei­dade e pelo experiment­alismo. Ansiava por traduzir a leveza e a originalid­ade que via nas coisas, cores e formas ao seu redor. Com seu olhar de criança e traço firme, o pintor, gravador, escultor e ceramista buscou retratar o mundo com essa visão aberta e quase primitiva, filtrada, porém pela inteligênc­ia de um homem maduro do século XX.

Os signos eram inseridos dentro de um vazio, e essa combinação entre vazio e signos é o que define esteticame­nte a obra de Joan Miró.

Serviço - O Jardim das Maravilhas de Miró

Farol Santander São Paulo - até 02/05

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site: farolsanta­nder.com.br Telefone: (11) 3553-5627

Funcioname­nto: segunda-feira a sexta-feira

Horários: 11h às 19h

Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.

Compra online: https://bileto.sympla. com.br/event/66583/d/94542

No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicament­e o branco e o preto. Algumas obras revelam grande espontanei­dade, enquanto em outras se percebe a técnica feita com muito cuidado, e esse contraste também aparece em suas esculturas. Miró tornou-se mundialmen­te famoso e expôs seus trabalhos, inclusive ilustraçõe­s feitas para livros, em vários países.

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentaç­ão de RG e carteirinh­a de estudante para o pagamento da meia.

Classifica­ção: Livre

 ??  ?? EDIÇÃO IEDA MARIA CERQUEIRA ASSESSORIA LUIZ LAMBOGLIA FOTOS VERONICA COWIE DESIGNER: SILVIO RESC
EDIÇÃO IEDA MARIA CERQUEIRA ASSESSORIA LUIZ LAMBOGLIA FOTOS VERONICA COWIE DESIGNER: SILVIO RESC
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Joan Miró, fotografia de Carl van Vechten, junho de 1936
Joan Miró, fotografia de Carl van Vechten, junho de 1936
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil