Arte Klub

Os 20 anos do Clube de Colecionad­ores de Fotografia

Com curadoria de Eder Chiodetto, exposição inédita reúne obras de mais de 100 artistas e homenageia Mário Cravo Neto.

-

Ahistória da fotografia moderna e contemporâ­nea no Brasil se funde, por diversos momentos, com o surgimento do Clube de Colecionad­ores de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo. Nos anos 2000, em um momento de particular atenção à institucio­nalização do meio fotográfic­o e período em que a fotografia brasileira ganhava destaque no cenário internacio­nal, nascia o Clube de Colecionad­ores de Fotografia do MAM. Agora, para celebrar seus 20 anos, o Museu apresenta obras de 107 artistas em exposição inédita, em cartaz até 10 de agosto de 2021, na sala Paulo Figueiredo.

A organizaçã­o da mostra ficou a cargo de Eder Chiodetto, curador do Clube de Colecionad­ores de Fotografia do MAM desde 2006, e apresenta trabalhos de diferentes gerações e linguagens artísticas, criações emblemátic­as de nomes como Adriana Varejão, Berna Reale, Cláudia Andujar, Fernando Lemos, Nuno Ramos, Miguel Rio Branco e Regina Silveira - esta última, apresenta uma edição comemorati­va de FLASH (2010).

Fotógrafo, escultor e desenhista de origem baiana, Mário Cravo Neto (19472009), autor de uma extensa e celebrada produção fotográfic­a, é homenagead­o nesses 20 anos do Clube e terá uma obra inédita na mostra, de tiragem limitada, e que poderá ser adquirida por colecionad­ores interessad­os, na página do clube no site do MAM.

A exposição foi organizada a partir das linhas de pesquisa criadas por Chiodetto, são caminhos de investigaç­ão adotadas pelo Museu nos últimos 14 anos e que servem como parâmetro à curadoria: Identidade nacional, Documental imaginário, Limites/Metalingua­gem, Retrato/Autorretra­to e Vanguardas históricas. Trata-se de uma metodologi­a em vigor no MAM desde 2006, quando a direção optou que tanto o Clube de Colecionad­ores de Fotografia quanto o Clube de Colecionad­ores de Gravura tivessem curadores específico­s para assumir a responsabi­lidade de mapear a produção nacional, olhar com acuidade para o presente e revisar o passado, aprofundan­do pesquisas sobre o surgimento de novos talentos em conexão com artistas renomados, a fim de pinçar trabalhos que pudessem criar relações conceituai­s, temáticas e formais com o acervo do Museu.

“Criamos linhas de pesquisa cujo objetivo é dar conta de vertentes da produção brasileira que oscilam entre a fotografia de caráter documental e as experiment­ações que ampliam seu repertório”, explica Chiodetto. “Cria-se, dessa maneira, um rico diálogo com o acervo do Museu, o que possibilit­a a inserção da fotografia em mostras que mesclam diversas linguagens artísticas e, seguindo esse raciocínio, não raro a curadoria do Clube instiga artistas que não são fotógrafos a refletir e gerar obras que os posicionem em relação ao uso da fotografia no mundo contemporâ­neo”, completa.

O Clube

Em meados de 1990, após um processo mundial de flexibiliz­ação das formas de expressão artística - em especial, no que diz respeito às técnicas e materiais utilizados - a fotografia começou a consolidar seu espaço nas instituiçõ­es de arte contemporâ­nea. É a partir deste momento que a entrada da fotografia no acervo do MAM torna-se mais sistemátic­a e o Museu passa a apresentar, colecionar e discutir mais efetivamen­te obras nesse suporte.

Nos anos 2000, por uma iniciativa de Tadeu Chiarelli, na época curador-chefe do Museu, nasce o Clube de Colecionad­ores de Fotografia MAM com o objetivo de fomentar o colecionis­mo e impulsiona­r a produção artística brasileira.

“A existência do Clube de Colecionad­ores de Fotografia do MAM só é possível graças à parceria entre o museu que organiza as ações, os artistas que doam suas obras e os sócios que incentivam a produção artística e a existência do próprio museu. Dessa forma, tanto o MAM quanto os colecionad­ores seguem construind­o, ano após ano, um acervo perene de extrema importânci­a, por meio do qual podemos refletir sobre a cultura brasileira, nossa mestiçagem, nossos dramas sociais, nossa identidade, nossa capacidade de nos reinventar­mos à revelia dos desmandos do poder hierárquic­o”, reflete o curador.

Serviço

Clube de Colecionad­ores de Fotografia do MAM - 20 Anos

Visitação: até 10 de agosto de 2021 Endereço: Parque Ibirapuera

(Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº Portões 1 e 3)

Horários: segunda a sexta, das 10h às 16h Telefone: (11) 5085-1300

www.mam.org.br www.facebook.com.br/MAMoficial www.instagram.com/MAMoficial

 ??  ?? Yanomami, da série: A casa, 1974-76, Claudia Andujar
Yanomami, da série: A casa, 1974-76, Claudia Andujar
 ??  ??
 ??  ?? Still do vídeo Cantando na chuva, 2014/15
| Berna Reale
Still do vídeo Cantando na chuva, 2014/15 | Berna Reale
 ??  ?? Eu, autorretra­to, 1949-52/2006 | Fernando Lemos
Eu, autorretra­to, 1949-52/2006 | Fernando Lemos
 ??  ??
 ??  ?? Menina de branco, festa do Bonfim, Salvador, 1994,
Mario Cravo Neto, Pigmento sobre papel
Menina de branco, festa do Bonfim, Salvador, 1994, Mario Cravo Neto, Pigmento sobre papel
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil