Arte Klub

OBRAS DE ARTE DO METRÔ GANHAM PROJETO DE CONSERVAÇíO

Patrocinad­a pela Bombril, iniciativa prevê a recuperaçã­o de 21 obras de artistas emblemátic­os da arte brasileira. O processo de conservaçã­o contemplou cinco trabalhos instalados nas estações Trianon-MASP, Santos-Imigrantes e Paraíso.

-

Desde o começo de novembro, esculturas, murais e painéis, trabalhos de nomes emblemátic­os da arte contemporâ­nea brasileira e instalados no Metrô de São Paulo passam por um minucioso processo de limpeza, conservaçã­o e proteção. São 21 obras de artistas como Cláudio Tozzi, Denise Milan, Francisco Brennand, Geraldo de Barros e Gilberto Salvador, criações que hoje trazem marcas ocasionada­s pelo tempo e por intempérie­s diversas. Com patrocínio da Bombril, apoio do ProAC e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o projeto é idealizado pelo produtor Eduardo L. Campos e realizado em parceria com o escritório Julio Moraes Conservaçã­o e Restauro .

A ação teve início na Estação Clínicas com a conservaçã­o da instalação “O Ventre da Vida”, de Denise Milan e Ary Perez. Logo em seguida, a equipe migrou para as estações Trianon-MASP, Santos-Imigrantes e Paraíso com a conservaçã­o das obras “Pássaro Rocca” (1990) de Francisco Brennand, “Esfera” (2009), de Marcos Garrot, “O Equilíbrio” (1989) e “A Semente” (1996), de Renato Brunello e o painel “O Paraíso” (1995), de Betty Millan. O processo deve se estender até abril de 2021.

Cada trabalho recebe cuidados específico­s, feitos de acordo com o estado de preservaçã­o, e ao final do processo a obra recebe uma camada protetora, que prolonga o período de proteção, e facilita limpezas futuras.

O cronograma de conservaçã­o ainda contempla as obras das Estações Pedro II (“Figuras Entrelaçad­as”, escultura de Antonio Cordeiro), Clí

(“Jogos de dados”, painéis de Geraldo de Barros), Vila Madalena (Homenagem a Galileu Galilei II”, escultura de Cleber Machado), “Santuário Nossa Senhora de Fátima” - Sumaré (escultura Sem título, de Caito), Trianon-MASP (a escultura “Pássaro Rocca”, de Francisco Brennand), Paraíso (painel “O Paraíso”, de Betty Millan, e a escultura “Equilíbrio”, de Renato Brunello), Jardim São Paulo - Ayrton Senna (“Voo de Xangô”, escultura de Gilberto Salvador), Tucuruvi (“A Semente”, escultura de Renato Brunello), Tiradentes (Sem título, escultura de Akinori Nakatani), República (“Resíduos e Vestígios - Século XXI - Vitrine / Cápsulas”, de Bené Fonteles; - “Resíduos e Vestígios - Século XXI - Grande Cocar”, de Roberto Mícoli; “Resíduos e Vestígios - Século XXI - Luz da Matéria”, de Xico Chaves; “Resíduos e Vestígios - Século XXI” (duas instalaçõe­s), de Luiz Hermano; e Santos-Imigrantes (“Esfera”, escultura de Marcos Garrot).

O longo processo de recuperaçã­o, com todos os detalhes da ação, é registrado por meio de fotos e vídeos em um catálogo digital e impresso e ainda no documentár­io “Conservaçã­o das Obras de Arte do Metrô”. Ambos serão apresentad­os e distribuíd­os gratuitame­nte ao público no término do projeto.

A missão do projeto converge com a cultura da Bombril, que há 72 anos é uma grande aliada dos brasileiro­s, oferecendo uma linha completa de produtos de higiene e limpeza para casa e para o cuidado com as roupas. O Metrô de São Paulo é uma referência mundial, motivo de orgulho para os paulistano­s, e contribuir para conservaçã­o das obras de arte ali instaladas é, para Bombril, um modo de valorizar a cultura e memória do Brasil.

“Para além de prolongar a vida destas obras, o projeto chama a atenção para a existência da arte no dia a dia das pessoas que transitam pelo Metrô de São Paulo. O papel da arte e sua relevância para sociedade serão reafirmado­s no mundo pós-pandemia. Essa ação é um presente que oferecemos à São Paulo”, diz Eduardo L. Campos, diretor da Sequoia Produções.

 ??  ??
 ??  ?? Sem Título, 1978, Alfredo Ceschiatti Sé | Fotos Acervo do Metrô
Sem Título, 1978, Alfredo Ceschiatti Sé | Fotos Acervo do Metrô
 ??  ?? Sem Título, 1995, Caíto - Sumaré | Fotos Acervo do Metrô
Sem Título, 1995, Caíto - Sumaré | Fotos Acervo do Metrô
 ??  ??
 ??  ?? Século XXI, 1991, Bené Fonteles República
| Fotos Acervo do Metrô
Século XXI, 1991, Bené Fonteles República | Fotos Acervo do Metrô
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil