Arte Klub

LUDWIG VAN BEETHOVEN

-

Seus trabalhos compreende­m nove sinfonias, uma ópera e muitas peças musicais para pequenos grupos e para instrument­os solistas, como o piano.

O compositor Ludwig van Beethoven criou algumas das obras de maior influência na história musical. Ele transformo­u a música clássica ocidental. Por exemplo, Beethoven estabelece­u novos padrões para as sinfonias, compondo obras mais longas que serviam para expressar ideias importante­s e sentimento­s profundos, e não apenas para divertir.

Beethoven nasceu em Bonn, na atual Alemanha, em dezembro de 1770. Ele aprendeu composição musical com o organista oficial da corte de um nobre. Tornou-se organista assistente aos 11 anos e logo depois publicou sua primeira composição.

Em 1787, Beethoven mudou-se para Viena, na Áustria, para estudar com o grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart. No entanto, precisou voltar a Bonn pouco tempo depois. Não se sabe ao certo se Mozart e Beethoven chegaram a se conhecer. Cinco anos mais tarde, Beethoven foi morar em Viena permanente­mente. Lá, estudou com Joseph Haydn e outros compositor­es famosos.

Beethoven se tornou conhecido como pianista de imenso talento. Muitos moradores ricos de Viena apreciavam sua música e pagavam bem para ouvi-lo tocar. Em 1800, ele apresentou algumas de suas obras em um grande concerto público em Viena. Esse evento contribuiu para torná-lo muito famoso.

No final da década de 1790, Beethoven começou a perder a audição. Durante algum tempo, continuou a compor e a se apresentar como antes. Em 1819, no entanto, já estava completame­nte surdo. Daí por diante, não se apresentou mais em público, dedicando a maior parte de sua energia a compor música.

Ludwig van Beethoven, 250 anos depois de seu nascimento, é considerad­o um dos pilares da música ocidental, pelo incontestá­vel desenvolvi­mento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrad­o nas suas obras, permanecen­do como um dos compositor­es mais respeitado­s e mais influentes de todos os tempos. "O resumo de sua obra é a liberdade", observou o crítico alemão Paul Bekker (1882–1937), "a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida".

Beethoven começou a compor música como nunca antes se houvera ouvido. A partir de Beethoven a música nunca mais foi a mesma. As suas composiçõe­s eram cria-das sem a preocupaçã­o em respeitar regras que, até então, eram seguidas. Considerad­o um poeta-músico, foi o primeiro romântico apaixonado pelo lirismo dramático e pela li-berdade de expressão. Foi sempre condicio-nado pelo equilibrio, pelo amor à natureza e pelos grandes ideais humanitári­os. Inaugu-ra, portanto, a tradição de compositor livre, que escreve música para si, sem estar vin-culado a um príncipe ou a um nobre. Hoje em dia muitos críticos o consideram como o maior compositor do século XIX, a quem se deve a inauguraçã­o do período Românti-co, enquanto outros o distinguem como um dos poucos homens que merecem a adjeti-vação de "génio".

Nos últimos anos de vida, Beethoven criou obras mais longas e mais complexas. Em 1824, regeu a primeira apresentaç­ão de sua Nona sinfonia, com grande sucesso — apesar de não conseguir mais escutar a música. Ludwig van Beethoven morreu em Viena, em 26 de março de 1827. As obras-primas que ele criou continuam a ser executadas, quase dois séculos depois de sua morte.

Depois de 1812, a surdez progressiv­a aliada à perda das esperanças matrimonia­is e problemas com a custódia do sobrinho levaram-no a uma crise criativa. A partir de 1818, Ludwig, aparenteme­nte recuperado, passou a compor mais lentamente, mas com um vigor renovado. Surgem então algumas de suas maiores obras: a Sonata nº 29 em Si bemol Maior, Op.106, intitulada de Hammerklav­ier, entre 1817 e 1818; a Sonata nº 30 em Mi Maior, Op.109 (1820). A culminânci­a destes anos foi a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Op.125 (1822–1824), para muitos a sua obra-prima. Pela primeira vez é inserido um coral num movimento de uma sinfonia.

 ??  ??
 ??  ?? Pintura de Joseph Karl Stieler (1781–1858)
Pintura de Joseph Karl Stieler (1781–1858)
 ?? Vienna Museum Foto Web Gallery of Art ?? Estúdio de Beethoven em 1827 por J.N. Hoechle
Vienna Museum Foto Web Gallery of Art Estúdio de Beethoven em 1827 por J.N. Hoechle
 ??  ?? Pintura de Joseph Willibrord Mähler (1778–1860).
Pintura de Joseph Willibrord Mähler (1778–1860).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil