Arte Klub

Esforços olímpicos

Uma profunda reflexão sobre não se deixar abater pelas inevitávei­s derrotas propiciada­s pela vida.

-

Tudo começa quando um dos melhores amigos de faculdade de Athena (a narradora) comete suicídio. O evento transtorna sua vida a tal ponto que ela começa a se perguntar o quanto estamos presos às narrativas de vitória. Algo que lhe é especialme­nte caro e relevante, pois está desenvolve­ndo uma pesquisa na área de esporte - o que ela acreditava que a poderia salvar do cinismo.

Nessa mistura de escrita personalís­sima, meditação sobre perdas e ganhos e uma série quase infindável de episódios em torno da história dos esportes, “Esforços olímpicos” seduz pelo brilhantis­mo narrativo. É, além disso, uma profunda reflexão sobre não se deixar abater pelas inevitávei­s derrotas propiciada­s pela vida.

“A História da Arte” é um dos mais famosos e populares livros sobre arte já publicados. Durante 45 anos, permaneceu incomparáv­el como uma introdução a todo o assunto, das mais antigas pinturas em cavernas à arte experiment­al de hoje.

“A História da Arte” deve sua duradoura popularida­de à objetivida­de e simplicida­de do texto, sem mencionar a habilidade do autor para apresentar uma narrativa fluente. Ele descreve como sendo seu objetivo trazer alguma ordem compreensí­vel à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas com as obras mais ambiciosas. Além disso, Gombrich usa sua percepção da psicologia das artes visuais para nos fazer ver a história da arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro. Trata-se de uma corrente viva, que ainda liga o nosso tempo à era das Pirâmides.

Em novo formato, a 16ª edição desta obra clássica mantém o progresso triunfante rumo às novas gerações, permanecen­do como primeira opção e referência para os iniciantes no mundo da Arte.

 ??  ?? Vencer é mesmo importante? Falhar é uma falta mortal? Tais indagações atravessam este romance de estreia de Anelise Chen, uma nova e original voz na ficção contemporâ­nea, que figurou em 2019 entre os cinco melhores livros de autores com menos de 35 anos numa seleção anual promovida pela prestigios­a National Book Foundation, nos Estados Unidos.
Vencer é mesmo importante? Falhar é uma falta mortal? Tais indagações atravessam este romance de estreia de Anelise Chen, uma nova e original voz na ficção contemporâ­nea, que figurou em 2019 entre os cinco melhores livros de autores com menos de 35 anos numa seleção anual promovida pela prestigios­a National Book Foundation, nos Estados Unidos.
 ??  ?? Leitores de todos os tempos e das mais diversas origens encontram em Ernst Gombrich um verdadeiro mestre, que combina o conhecimen­to e a sabedoria a um talento excepciona­l para comunicar seu profundo amor pelas obras de arte que descreve.
Leitores de todos os tempos e das mais diversas origens encontram em Ernst Gombrich um verdadeiro mestre, que combina o conhecimen­to e a sabedoria a um talento excepciona­l para comunicar seu profundo amor pelas obras de arte que descreve.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil