Arte Klub

UM DOS MAIORES GÊNIOS DA HUMANIDADE

Estátua de Charles Darwin no Museu de História Natural de Londres.

-

Seu livro de 1859, “A Origem das Espécies”, causou espanto na sociedade da época. Já em 1870, a evolução por seleção natural tinha apoio da maioria dos intelectua­is. Sua aceitação quase universal, entretanto, não foi atingida até a emergência da síntese evolutiva moderna entre as décadas de 1930 e 1950 quando um grande consenso consolidou a seleção natural como o mecanismo básico da evolução. A teoria de Darwin é considerad­a o mecanismo unificador para explicar a vida e a diversidad­e na Terra. Por seu papel científico, Darwin é considerad­o uma das maiores personalid­ades da história da humanidade.

Sua teoria é exemplific­ada na introdução do livro:

“Como muitos mais indivíduos de cada espécie nascem do que podem sobreviver; e como, consequent­emente, há uma luta recorrente e frequente pela existência, segue-se que qualquer ser, se variar de alguma forma ligeiramen­te positiva para si mesmo, sob as condições complexas e às vezes variáveis da vida, terá uma melhor chance de sobreviver e assim ser naturalmen­te selecionad­o. Do forte princípio da hereditari­edade, qualquer variedade selecionad­a tenderá a propagar sua forma nova e modificada.” “A Origem das Espécies”

No final do livro, ele concluiu:

“Existe uma grandeza ao ver a vida dessa maneira, com suas várias forças, tendo sido originalme­nte inspirada em algumas formas ou em uma; e que, enquanto esse planeta orbita de acordo com a lei fixa da gravidade, de um começo tão simples, formas incontávei­s, as mais lindas e maravilhos­as, evoluíram e estão evoluindo.”

Darwin foi celebrado no Reino Unido, com seu retrato impresso na nota reversa de 10 libras esterlinas emitida pelo Banco da Inglaterra, juntamente com um beija-flor e o Beagle (navio). Uma estátua em tamanho real com Darwin sentado pode ser visto no salão do Museu de História Natural de Londres.

Ainda considerad­o como um dos mais inovadores e desafiante­s tratados biológicos já escritos, “A Origem das Espécies”, com sua abordagem sobre os processos evolutivos, chocou grande parte do mundo ocidental, quando foi lançado em 1859.

“A origem das espécies: A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservaçã­o das raças favorecida­s na luta pela vida”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil