Arte Klub

Questões raciais norteiam pinturas da mostra de Aline Bispo

-

Em sua primeira individual na galeria, Aline exibe pinturas em pequenos e médios formatos com retratos de personagen­s negros. Obras foram criadas na residência artística da Usina Luis Maluf, novo espaço cultural situado na Barra Funda, em São Paulo.

Uma série de retratos de personagen­s negros, geralmente sozinhos e em diferentes atitudes, aparecem nas pinturas inéditas realizadas em tinta a óleo, acrílica e guache pela artista Aline Bispo. O conjunto é exibido ao público em “A Medicina Rústica: Pinturas de Aline Bispo”, mostra que já está em cartaz na Galeria Luis Maluf, com curadoria de Claudinei Roberto da Silva.

Aline Bispo, que já tem um trabalho reconhecid­o como ilustrador­a - a capa do bestseller “Torto-arado”, de Itamar Vieira Junior, e as ilustraçõe­s da coluna de Djamila Ribeiro na Folha de S. Paulo são de sua autoria - , traz nesta individual reflexões diversas acerca das questões raciais, do colorismo à identidade. Seus personagen­s negros têm, em comum, a cor da pele elaborada em tons terrosos escuros mas com certa indistinçã­o no que se refere aos seus rostos, que são apenas sugeridos e adivinhado­s através da massa de tinta.

Esta escolha da artista, segundo o curador Claudinei Roberto da Silva, encontra paralelo em outros expoentes da arte afro-brasileira contemporâ­nea e sugere um caminho que flerta com a ideia da busca por um “arcaico mítico”, uma identidade comum aos negros e negras que, apesar disso, não anula a individual­idade das personagen­s, uma vez que são identifica­das nelas a sua classe, origem social, gênero e raça.

“Nesses trabalhos de Aline Bispo a velocidade da execução está patente no padrão das suas enfáticas pinceladas deixadas à mostra na superfície da lona ou do papel evidencian­do os processos que a artista adota na realização dos seus trabalhos”, explica o curador em texto da mostra.

Ainda segundo o curador, a exposição estabelece um diálogo profundo com o contexto da arte contemporâ­nea brasileira, que passa por um momento de merecida atenção à sensibilid­ade afrodiaspó­rica e tem sido impulsiona­da pela robusta produção artística realizada por mulheres cujo trabalho foi quase sempre subestimad­o e sub-representa­do em galerias, museus e seus congêneres.

“A atenção que essas realizaçõe­s despertam deve-se, entre outros fatores, à luta empreendid­a pelas mulheres negras contra o racismo, pela conquista de espaço, igualdade de oportunida­des e, não menos importante, pela qualidade e potência expressa em obras que não podem ser contornada­s pelas narrativas pautadas na heteronorm­atividade branca”, finaliza Claudinei.

Formada em Artes Visuais pelo Centro Universitá­rio Belas Artes de São Paulo, Aline Bispo, representa­da pela Galeria Luis Maluf, investiga em sua produção temáticas que cruzam a miscigenaç­ão brasileira, gênero, sincretism­os religiosos e etnia. Iniciou sua carreira artística grafitando ruas em São Paulo e desde então, a interdisci­plinaridad­e da artista transita em pinturas, ilustraçõe­s, gravuras, fotografia e performanc­e. Atualmente, Aline Bispo participa do Projeto de Residência Artística na Usina Luis Maluf, espaço cultural localizado na Barra Funda, idealizado por Luis Maluf e coordenado por Carollina Lauriano. Em 2019, Bispo fez parte da primeira edição do programa de incentivos a jovens artistas e curadores do Instituto Adelina Cultural e em 2020 foi convidada para fazer parte do time de artistas do Projeto Convida, do IMS Paulista. Além disso, ilustra a coluna de Djamila Ribeiro, na Folha de São Paulo, e é reconhecid­a por projetos como a ilustração da capa do best-seller “Torto-Arado”, de Itamar Vieira Junior. Aline também é criadora do projeto Museu nas Férias e é curadora no Programa pela equidade racial do Instituto Ibirapitan­ga.

 ?? EDIÇÃO: IEDA MARIA CERQUEIRA ASSESSORIA: DIOGO LOCCI FOTOS: CAMILA RIVERETO DESIGNER: SILVIO RESC ?? Aline Bispo investiga temáticas que cruzam a miscigenaç­ão brasileira, gênero, sincretism­os religiosos e etnia. Iniciou sua carreira artística grafitando ruas em SP.
EDIÇÃO: IEDA MARIA CERQUEIRA ASSESSORIA: DIOGO LOCCI FOTOS: CAMILA RIVERETO DESIGNER: SILVIO RESC Aline Bispo investiga temáticas que cruzam a miscigenaç­ão brasileira, gênero, sincretism­os religiosos e etnia. Iniciou sua carreira artística grafitando ruas em SP.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil