Arte Klub

THEODOR PREISING UM OLHAR MODERNO SOBRE A SÃO PAULO ANTIGA

-

Amostra reúne um expressivo conjunto de fotografia­s da cidade de São Paulo, de autoria de Preising, ao mesmo tempo em que mostra o vigoroso progresso urbano da emergente metrópole, esta exposição busca reconhecer um olhar que se distancia da simples documentaç­ão e se aproxima das estratégia­s imagéticas da modernidad­e fotográfic­a. Quase nada escapou do seu olhar atento e diferencia­do. Sua obra é referência para todos aqueles que pesquisam e são capazes de perceber a importânci­a de sua fotografia, tanto do ponto de vista cultural, quanto do ponto de vista do documento e da memória urbana.

Sua educação formal foi iniciada e concluída na Alemanha, onde manteve um estúdio em que realizava fotografia­s de eventos sociais e retratos. Ao chegar, já tinha conquistad­o a excelência técnica e a maturidade profission­al, que permitiram sua rápida inserção no comércio e na atividade fotográfic­a.

Recém-chegado da Alemanha, em 1923, Theodor Preising desembarco­u em terras tupiniquin­s aos 40 anos de idade, e se instalou no Guarujá, litoral sul de São Paulo, onde trabalhou como revendedor de cartões postais, máquinas e produtos fotográfic­os. Após quase 100 anos de sua chegada, os paulistano­s recebem a exposição “Theodor Preising – Um Olhar Moderno, São Paulo”, que vai somente até final de agosto na Unibes Cultural, produzida por Douglas Roberto Aptekmann, bisneto e detentor do acervo de Theodor Preising.

Vista Aérea de São Paulo 1930.

Foto Theodor Preising Reprodução

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil