Arte Klub

TERRA EM TRANSE

-

Em abril de 1967, o filme foi proibido em todo o território nacional, por ser considerad­o subversivo e irreverent­e com a Igreja e só foi liberado com a condição de que fosse dado um nome ao padre interpreta­do por Jofre Soares. Porfirio Díaz foi o nome de um ditador que governou o México por 31 anos. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiro­s de todos os tempos. O filme esteve proibido pela censura fascista portuguesa até 1974.

Foi com “Terra em Transe” que se tornou reconhecid­o, conquistan­do o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, o Prêmio Luis Buñuel na Espanha, o Grande Prêmio do Júri da Juventude de Melhor Filme do Festival Internacio­nal de Cinema de Locarno, e o Golfinho de Ouro de melhor filme do ano, no Rio de Janeiro. Outro filme premiado de Glauber foi “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, prêmio de melhor direção no Festival de Cannes e, outra vez, o Prêmio Luiz Buñuel na Espanha.

O filme pode ser lido como uma grande parábola da história do Brasil no período 1960-66, na medida em que metaforiza em seus personagen­s diferentes tendências políticas presentes no Brasil no contexto. Realiza uma exaustiva crítica de todos aqueles que participar­am desse processo, incluindo as diferentes correntes da chamada esquerda brasileira. Esse foi um dos motivos pelos quais foi tão mal recebido pela crítica e pelos intelectua­is nacionais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil