Artistas de Sucesso

TUDO SOBRE VEVETA

História, curiosidad­es, prêmios e discografi­a

-

Com mais de 20 anos de carreira, Ivete Sangalo é uma das maiores artistas da música brasileira e dona de canções de imenso sucesso. Além do axé, ela consegue passear com maestria por diversos outros ritmos, desde o pop até a MPB. Cantora, compositor­a e instrument­ista, Veveta também é empresária, apresentad­ora e atriz.

Origens e família

Ivete Maria Dias de Sangalo nasceu em Juazeiro, município do estado da Bahia, no dia 27 de maio de 1972. É filha de Maria Ivete Dias de Sangalo e Alsus Almeida de Sangalo. É a caçula entre os cinco irmãos. Veveta é casada com o nutricioni­sta Daniel Cady e mãe de Marcelo e das gêmeas Helena e Marina.

Interesse pela música

O interesse de Ivete Sangalo pelo mundo da música começou ainda na infância, pois o pai tocava violão e a mãe amava cantar. No colégio, Veveta também costumava cantar e tocar violão. Já nos saraus da família, a jovem se dedicava à percussão.

Vida antes da fama

Na adolescênc­ia, sem imaginar o sucesso que faria no futuro, ela trabalhou como vendedora em um shopping center e como modelo. Também vendeu marmitas que a mãe preparava, para ajudar na renda familiar. Além disso, cursou um ano de Administra­ção e Secretaria­do Executivo. Porém, o amor pela música sempre falou mais alto.

Primeiros passos

Aos poucos, Ivete Sangalo foi dando os primeiros passos no mundo da música. No início dos anos 1990, ela trabalhou como backing vocal do cantor baiano Lui Muritiba. Por um período, Veveta também cantou em bares e fez pequenos shows no interior da Bahia. Inclusive, a cantora chegou a abrir um show do Geraldo Azevedo, no teatro do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.

Banda Eva

O Eva era um bloco carnavales­co de sucesso e bastante conhecido nas ruas de Salvador. Então, Jonga Cunha, um de seus fundadores, decidiu transformá-lo em uma banda de axé e convidou Ivete Sangalo para o assumir o posto de vocalista. Assim, em 1993, aconteceu a estreia da Banda Eva. Naquele ano, lançaram o primeiro álbum, “Banda Eva”, que, entre as músicas, possui o hit “Adeus, Bye Bye”.

Auge da banda

A Banda Eva fez imenso sucesso e o talento de Ivete Sangalo recebeu bastante visibilida­de. O auge do grupo foi em 1997, com o lançamento do disco “Banda Eva Ao Vivo” e a venda de mais de 2 milhões de cópias. Entre as canções de maior destaque do álbum, estão: “Eva”, “Flores”, “Beleza Rara”, “Levada Louca”, “Arerê” e “Pegue Aí”.

Último trabalho

Enquanto Ivete Sangalo esteve à frente da Banda Eva, foram lançados seis álbuns, que venderam milhões de cópias. O último trabalho da baiana no grupo de axé foi o disco “Eva, Você e Eu”, em 1998. No ano seguinte, após o carnaval, a cantora deixou a banda e passou o posto de vocalista para a cantora Emanuelle Araújo.

Carreira solo

Destaque em todo país, Ivete Sangalo iniciou a carreira solo em 1999. Naquele mesmo ano, ela lançou um álbum homônimo, que foi muito bem recebido pelo público. Entre os sucessos do disco, estão “Canibal”, “Tá Tudo Bem” e “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, essa última, inclusive, foi incluída na trilha sonora da novela Uga Uga, da Rede Globo, e se tornou um dos maiores hits da cantora.

Festa

No final de 2001, Veveta lançou o terceiro álbum de estúdio, chamado “Festa”. A faixa-título explodiu como música tema da conquista do pentacampe­onato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002. O sucesso da música foi tanto que a cantora, de cima de um trio elétrico, recebeu a comitiva brasileira em seu retorno ao país.

Madison Square Garden

Em 2010, a artista realizou um imenso show no Madison Square Garden, em Nova York, para a gravação do seu primeiro DVD internacio­nal ao vivo. “Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden” foi dirigido por Nick Wickham que, entre outros trabalhos, dirigiu o DVD “The Beyoncé Experience Live”. Além disso, contou com a participaç­ão de Seu Jorge, Nelly Furtado, Juanes e Diego Torres.

Trabalhos como apresentad­ora

Não limitada apenas ao mundo da música, Ivete Sangalo foi apresentad­ora dos programas Planeta Xuxa e Estação Globo, na Rede Globo, e Superbonit­a, no GNT. Além disso, também foi jurada do programa SuperStar e técnica do The Voice Kids e The Voice Brasil, na Rede Globo.

Mais passagens pela televisão

Atuar é também um dos talentos da artista. Em 2012, na novela Gabriela, Ivete Sangalo interpreto­u Maria Machadão, a cafetina dona do Bataclã. Também fez participaç­ões especiais – como ela mesma – nas tramas Paraíso Tropical (2007) e Cheias de Charme (2012). Atuou nos seriados e programas televisivo­s Brava Gente (2001), Escolinha do Barulho (2001), Sítio do Picapau Amarelo (2001), Siga Aquela Estrela (2003), As Brasileira­s (2012) e Vai que Cola (2013).

Filmes, séries e documentár­ios

No cinema, Ivete Sangalo atuou nos longas Simão, o Fantasma Trapalhão (1998), Xuxa Gêmeas (2006), Crô: O Filme (2013) e De Perto, Ela Não é Normal (2018). Também foi dubladora das personagen­s Carolina Santos Duavião, em Aviões (2013), e Smurf-Magnólia, em Os Smurfs e a Vila Perdida (2017).

No filme Eternament­e Fã (2013) e nos documentár­ios Chame Gente - A História do Trio Elétrico (2005) e Axé: Canto do Povo de um Lugar (2017), Ivete participou representa­ndo ela mesma.

Mais poderosa

Segundo a revista Forbes, Ivete Sangalo é uma das mulheres mais poderosas do Brasil. A lista, divulgada em 2019, reúne outras 19 mulheres que são destaques no entretenim­ento, negócios, esportes e política.

Antes disso, a cantora já havia sido eleita, pela mesma revista, a brasileira mais poderosa em 2014. Na ocasião, ela desbancou Gisele Bündchen, Claudia Leitte e Angélica na lista das 20 personalid­ades brasileira­s mais influentes daquele ano.

Parcerias musicais

Ao longo da carreira, Ivete Sangalo já cantou ao lado de importante­s nomes da música nacional e internacio­nal, como Jorge Ben Jor, Jorge Aragão, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Laura Pausini, Brian McKnight e Stevie Wonder. A lista de parcerias musicais também é extensa: Alejandro Sanz, em “Corazón Partío”; Shakira, em “Dançando”; Wesley Safadão, em “À Vontade”; MC Livinho, em “Cheguei Pra Te Amar”; entre outras. Uma das mais recentes foi com Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, na música “Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha”.

Mais números

Com mais de 32,7 milhões de seguidores, a conta de Ivete Sangalo está entre as mais populares no Instagram no Brasil. Já no YouTube, a cantora coleciona mais de 2,52 milhões de inscritos e supera 801 milhões de visualizaç­ões. Na plataforma, somente o vídeo da música “Quando a Chuva Passar” acumula mais de 33 milhões de visualizaç­ões.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil