Aventuras na Historia

DIREITA E ESQUERDA

TERMOS POLÍTICOS DATAM DA REVOLUÇÃO FRANCESA E ATÉ HOJE DIVIDEM PESSOAS E ACABAM COM AMIZADES

- POR JULIA MOIÓLI

Ocostume de afirmar que um partido político conservado­r é “de direita” e que quem reclama por reformas e mudanças é “de esquerda” nasceu com a Revolução Francesa em 1789. Durante a Assembleia Nacional da Revolução, em 5 de maio, representa­ntes de grupos com interesses divergente­s se reuniram para discutir sobre a crise econômica do reino e decidir os novos rumos da França. As facções principais eram as que representa­vam o grande capital (a nobreza) e o resto da população (principalm­ente a burguesia), que buscava o fim de direitos e privilégio­s feudais e a destituiçã­o do rei Luís XVI. Essas correntes ocupavam lugares específico­s na sala em relação ao orador. “Os legislador­es que defendiam reformas mais radicais, como ampliação do acesso à terra e a democratiz­ação da escolha dos representa­ntes populares, por exemplo, eram chamados de jacobinos e sentavam-se sempre à esquerda. Os

conservado­res, que queriam manter alguns dos privilégio­s dos nobres, eram os girondinos e sentavam-se à direita”, afirma Adriana Facina, da Universida­de Federal Fluminense. Ao longo dos anos, a História fortaleceu o sentido dos conceitos “direita” e “esquerda” e eles chegaram ao que conhecemos hoje. “Foi da disposição espacial na Assembleia Nacional na Revolução Francesa que nasceram, grosso modo, as definições que utilizamos para identifica­r posições dentro do espectro político”, diz Cristina Meneguello, da Universida­de de Campinas.

A primeira disputa entre direita e esquerda da História acabou com a vitória dos barbudos da oposição. Os jacobinos conseguira­m aprovar a proibição da venda de cargos públicos, acabaram com as isenções de impostos dos nobres e decidiram elaborar uma nova Constituiç­ão, de onde nasceria a primeira Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil