Aventuras na Historia

SOPA PARAGUAIA

AS ORIGENS DESSE PRATO TÍPICO – QUE NÃO É SOPA

- POR MARIANA RIBAS

Fake news? Não chega a tanto, mas a história da sopa paraguaia tem diferentes versões populares e uma bela licença poética que acabou batizando essa torta salgada – que de sopa, agora, só tem o nome.

O prato é uma receita criada pelos índios guaranis, um caldo de milho ralado ou debulhado, rico em temperos e sabores. Mas como essa sopa virou torta, com textura densa?

A transforma­ção gastronômi­ca, segundo uma das versões, é mérito do primeiro presidente constituci­onal do Paraguai. Carlos Antônio López adorava a sopa dos índios e pediu a seu cozinheiro, um guarani chamado Machú, que passasse a preparar o caldo para ele. Só que o chef do presidente acabou pesando a mão na hora de adicionar o milho. Como o patrão estava faminto e não queria saber de esperar, o guarani serviu a “sopa” assim mesmo, bem engrossada, mais sólida que líquida. Mas, para a sua surpresa, o presidente aprovou a nova

textura. E começou a chamar o prato de “sopa paraguaia”. Assim nascia um clássico da cozinha dos nossos vizinhos de fronteira.

Outra versão para explicar a textura do excaldo remete à Guerra do Paraguai. Os soldados paraguaios costumavam carregar sua sopa preferida nos deslocamen­tos entre os combates. Mas levar sopa para a guerra não parecia a coisa mais prática do mundo. O líquido vivia caindo durante o transporte e praticamen­te acabava antes de chegar ao destino. Por isso, os militares tiveram a ideia de acrescenta­r mais milho. Fortalecen­do a consistênc­ia, a refeição corria menos risco de vazar – literalmen­te.

Entre as diferentes versões do prato servidas nos restaurant­es do Paraguai e do Mato Grosso do Sul, há opções que incluem o fubá para transforma­r a sopa em torta. Mas não se engane: com ou sem fubá, só é uma legítima sopa paraguaia se tiver o milho como ingredient­e principal. O resto é imitação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil