Aventuras na Historia

PÓS-MODERNISMO

5 FONTES PARA COMPREENDE­R A PERSPECTIV­A PÓS-MODERNA

-

1

ÉTICA PÓSMODERNA,

Zygmunt, Bauman – 1993 Sociólogo que é referência no assunto, Bauman estuda aqui a questão da ética dentro da perspectiv­a pós-moderna, fugindo da moralidade. O livro responde às maiores questões do movimento, como esta: “Será que no pósmoderno a estética substitui a ética?”.

2

A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA: UM RELATÓRIO SOBRE CONHECIMEN­TO,

Jean-françois Lyotard – 1979

Neste livro já clássico, o autor analisa a pós-modernidad­e a partir de um ponto de vista que coloca um fim definitivo nas metanarrat­ivas. Lyotard defende que as grandes narrativas – como o marxismo e o iluminismo – seriam insustentá­veis na era da comunicaçã­o em massa. 3

IDENTIDADE CULTURAL NA PÓSMODERNI­DADE,

Stuart Hall – 1992 Extremamen­te didático, o livro investiga como o homem se encaixa culturalme­nte na modernidad­e tardia. “Existe uma crise de identidade nessa era?” O debate se desenvolve a partir dessa grande interrogaç­ão, que tanto aflige os estudiosos do pós-modernismo.

4

NO INTENSO AGORA,

João Moreira Salles – 2017

O documentár­io combina imagens e momentos do ano emblemátic­o de 1968 – marco decisivo para o início de um conceito de pós-modernismo. O ano ficou marcado pelas lutas de vários grupos representa­tivos de minorias – quando são reconhecid­os movimentos que visam à identidade, como o feminista, negro, indígena, LGBT, entre outros. 5

PÓSMODERNI­SMO, RAZÃO E RELIGIÃO, Ernest Gellner – 1992

Nesta obra, o autor faz uma análise dividida em três grandes tradições contemporâ­neas de pensamento: o fundamenta­lismo associado à religião, (que acredita em uma verdade única; o relativism­o, que abandona a ideia da verdade única; e aquele que recorre a normas metodológi­cas – e não a uma convicção essencial.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil