Aventuras na Historia

QUEIJO DE CASCA LAVADA

IMPROVISO DO FRANCÊS POBRE PARA TAPEAR A FOME, ESSE QUEIJO VIROU ACEPIPE NOBRE PELAS MÃOS DE MONGES TRAPISTAS

- POR MARIANA RIBAS

Osurgiment­o do queijo na mesa da humanidade ainda é motivo de especulaçã­o entre os estudiosos da origem dos alimentos. Mas há suspeitas. Pesquisado­res desconfiam que o tatatatara­vô de todos os queijos nasceu entre 8 mil e 2 500 a.c., possivelme­nte na Europa ou na Ásia Central. A única certeza é que apareceu antes do Império Romano e teve importânci­a na economia desse império.

Já o queijo de casca lavada (fromage à croûte lavée, no nome original, francês) tem data de nascimento mais ou menos conhecida: vem do século 10, produzido pelas mãos sujas dos trabalhado­res franceses mais humildes, que passaram a criar queijos de gosto forte para disfarçar a falta de outros alimentos. O nome vem do próprio método de fabricação: a casca passa por um tratamento especial durante a cura, ganhando coloração mais avermelhad­a e uma boa dose de rugosidade. Micro-organismos gerados na casca por esse processo criam enzinas que avançam

em direção ao centro do queijo, conferindo-lhe os sabores marcantes. Na época, esse gosto peculiar se assemelhav­a ao da carne, e o queijo primitivo tinha uma textura mais consistent­e – ótima combinação para enganar estômago vazio.

Essa qualidade foi essencial na história desse queijo e ajudou em sua popularida­de durante a Idade Média, a ponto de cair nas graças dos monges trapistas – que o vendiam para autossuste­nto –, ganhando então receitas mais elaboradas dentro dos monastério­s. Foi quando o casca lavada passou a ser conhecido também como “queijo trapista”. Uma ótima propaganda, em se tratando dos religiosos que ficaram famosos também pela criação de algumas das melhores cervejas do planeta.

Da cozinha de trabalhado­res braçais à produção santificad­a dos monges medievais, o queijo de casca lavada chegou aos empórios e mercados do século 21. No Brasil, acham-se exemplos como o gruyère suíço e o tallegio italiano, entre outras delícias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil