ACONTECEU EM MAIO

Aventuras na Historia - - HOJE NA HISTÓRIA -

In­gla­ter­ra e Escócia se unem em um só rei­no, a Grã-bre­ta­nha. E, com o Ato de União, pas­sam a ter um só Par­la­men­to, uma só ban­dei­ra e os mes­mos im­pos­tos e sis­te­ma mo­ne­tá­rio.

1707

Com a vi­tó­ria do Par­ti­do Con­ser­va­dor, Mar­ga­ret That­cher é elei­ta pri­mei­ra-mi­nis­tra da Grã-bre­ta­nha. Foi a pri­mei­ra mu­lher a al­can­çar o car­go de che­fe do go­ver­no bri­tâ­ni­co.

1979

É inau­gu­ra­da a pri­mei­ra linha elé­tri­ca de bon­des em São Pau­lo, li­gan­do o Cen­tro à Bar­ra Fun­da. Os pri­mei­ros bon­des da ci­da­de sur­gi­ram em 1872 e eram pu­xa­dos por bur­ros.

1900

É inau­gu­ra­da a pri­mei­ra linha de te­lé­gra­fo no Brasil. Com 4,3 mil me­tros de ex­ten­são, ela li­ga­va o Pa­lá­cio Im­pe­ri­al da Quin­ta da Boa Vis­ta ao quar­tel­ge­ne­ral do Exér­ci­to, no Cam­po de San­ta­na.

1852

Dois di­as após o sui­cí­dio de Adolf Hi­tler, o Exér­ci­to da União Soviética ocu­pa Ber­lim e er­gue a ban­dei­ra do Es­ta­do so­ci­a­lis­ta no Pa­lá­cio do Rei­chs­tag. Che­ga­va ao fim a Se­gun­da Guerra Mundial.

1945

Mor­re de pneu­mo­nia em Du­que de Ca­xi­as Te­nó­rio Ca­val­can­ti,o “Ho­mem da Capa Pre­ta”. De­pu­ta­do lí­der nas fa­ve­las do Rio de Ja­nei­ro, an­da­va com sua me­tra­lha­do­ra “Lur­di­nha” sob sua capa.

1987

An­toi­ne de La­voi­si­er, con­si­de­ra­do o pai da quí­mi­ca mo­der­na, é gui­lho­ti­na­do pe­lo re­gi­me de ter­ror da Revolução Fran­ce­sa, acu­sa­do de trai­ção e des­vio de di­nhei­ro pú­bli­co em Pa­ris.

1794

Di­an­te do Fó­rum de Ro­ma, a Coluna de Tra­ja­no é inau­gu­ra­da. Cons­truí­do pa­ra ce­le­brar o triun­fo do im­pe­ra­dor ro­ma­no Tra­ja­no con­tra os dá­ci­os, o mo­nu­men­to es­tá de pé até ho­je.

113

Nas­ce em Ki­ev, Ucrâ­nia, Gol­da Meir, fu­tu­ra pri­mei­ra-mi­nis­tra de Is­ra­el. Em seu man­da­to, te­ve de li­dar com os per­pe­tra­do­res do aten­ta­do das Olim­pía­das de Mu­ni­que. Com bru­tal efi­ci­ên­cia.

1898

O mis­si­o­ná­rio es­pa­nhol São Fran­cis­co Xa­vi­er che­ga a Goa, Ín­dia, ini­ci­an­do sua lon­ga cam­pa­nha de evan­ge­li­za­ção da Ásia, na qual ten­ta­ria con­ver­ter o im­pe­ra­dor do Ja­pão.

1542

A Ba­ta­lha de Me­gi­do, en­tre as for­ças egíp­ci­as do fa­raó Tut­més III e uma gran­de co­a­li­zão ca­na­a­ni­ta li­de­ra­da pe­lo rei de Ca­de­xe, é con­si­de­ra­da a pri­mei­ra guerra bem do­cu­men­ta­da da história.

1457 a.c.

A prin­ce­sa Isa­bel as­si­na a Lei Áu­rea. Des­sa for­ma, li­ber­ta­va os

723 719 escravos que ofi­ci­al­men­te ain­da exis­ti­am no Brasil – o úl­ti­mo país da Amé­ri­ca que man­ti­nha re­gi­me de es­cra­vi­dão.

1888

Os na­zis­tas dão iní­cio à “pu­ri­fi­ca­ção da li­te­ra­tu­ra alemã”. Li­vros con­si­de­ra­dos ina­pro­pri­a­dos pe­lo re­gi­me são pu­bli­ca­men­te quei­ma­dos em Mu­ni­que e ou­tras ci­da­des da Ale­ma­nha.

1933

O mé­di­co e na­tu­ra­lis­ta in­glês Edward Jen­ner apli­ca um ex­tra­to de pus de va­río­la de va­ca em um me­ni­no de 8 anos. Era a na­da éti­ca es­treia da va­ci­na­ção. Pa­ra a sor­te do me­ni­no, fun­ci­o­nou.

1796

In­gla­ter­ra e Fran­ça ini­ci­am a Guerra dos 100 anos

– que durou, na ver­da­de, mais, até 1453. O mo­ti­vo era a su­ces­são do tro­no da Fran­ça, que saiu vi­to­ri­o­sa e con­so­li­dou a mo­nar­quia no país.

1337

Da­ta tra­di­ci­o­nal da Ba­ta­lha de Há­lis, en­tre me­das e lí­di­os, na Tur­quia, en­cer­ra­da por um eclip­se so­lar. O fenômeno foi en­ten­di­do pe­los exér­ci­tos co­mo um avi­so dos deu­ses pa­ra aca­bar a lu­ta.

585

a.c. Ana Bo­le­na, rai­nha da In­gla­ter­ra e se­gun­da es­po­sa de Hen­ri­que VIII, é con­si­de­ra­da cul­pa­da de adul­té­rio, de trai­ção e de in­ces­to pe­lo Par­la­men­to in­glês. Ela se­ria exe­cu­ta­da qua­tro di­as de­pois.

1536

O Se­na­do fran­cês pro­cla­ma Na­po­leão Bo­na­par­te co­mo im­pe­ra­dor. Co­ro­a­do em 2 de de­zem­bro, ab­di­cou do tro­no em abril de 1814, qu­an­do foi pre­so e exi­la­do na Ilha de El­ba, na Tos­ca­na, Itá­lia.

1804

Na Ba­sí­li­ca de São Pe­dro, o geó­lo­go fra­cas­sa­do hún­ga­ro Lasz­lo Toth ata­ca a mar­te­la­das a es­cul­tu­ra Pi­età, de Mi­che­lân­ge­lo. Ele que­ria ser re­co­nhe­ci­do co­mo a vol­ta de Je­sus Cris­to.

1972

Es­treia nos ci­ne­mas a sé­rie Star Wars.o

pri­mei­ro fil­me só se­ria mar­ca­do co­mo “Epi­só­dio 4” e ga­nha­ria o no­me de Uma No­va Es­pe­ran­ça

anos de­pois. Não se es­pe­ra­vam con­ti­nu­a­ções.

1977

Os tur­cos oto­ma­nos to­mam a ci­da­de de Cons­tan­ti­no­pla, ca­pi­tal do Im­pé­rio Bi­zan­ti­no. A Qu­e­da de Cons­tan­ti­no­pla é o mar­co tra­di­ci­o­nal en­tre a Ida­de Mé­dia e a Ida­de Mo­der­na.

1453

Du­ran­te a Se­gun­da Guerra, ter­mi­na o Levante do Gu­e­to de Var­só­via, na Polô­nia. Cer­ca de 80 mil pes­so­as (300 mil já ha­vi­am si­do le­va­das) lu­ta­ram por mais de um mês con­tra os na­zis­tas.

1943

A Aca­de­mia de Ar­tes e Ci­ên­ci­as Ci­ne­ma­to­grá­fi­cas re­a­li­za o pri­mei­ro prê­mio pa­ra os me­lho­res fil­mes do ano. A es­ta­tu­e­ta en­tre­gue aos ven­ce­do­res se­ria ape­li­da­da de Os­car dez anos de­pois.

1929

Du­ran­te um cer­co à for­ta­le­za de Azaz, mem­bros da seita dos as­sas­si­nos, ou Hashishin, se dis­far­çam de sol­da­dos e ten­tam ma­tar Sa­la­di­no, sul­tão da Sí­ria e do Egi­to, a fa­ca­das. Fra­cas­sam.

1176

A jo­vem Al­se Young éa pri­mei­ra pes­soa a ser en­for­ca­da por bru­xa­ria em Con­nec­ti­cut, nos Es­ta­dos Uni­dos, cin­co anos de­pois que a bru­xa­ria pas­sou a ser con­si­de­ra­da cri­me.

1647

Aos 19 anos, Jo­a­na d’arc é quei­ma­da viva por or­dens do bis­po ca­tó­li­co Pi­er­re Cau­chon. Em 1456, a Igre­ja Ca­tó­li­ca re­fu­tou as acu­sa­ções que a le­va­ram à mor­te. E a sua ca­no­ni­za­ção veio em 1920.

1431

A Or­ga­ni­za­ção Mundial da Saú­de, par­te da ONU, re­mo­ve a ho­mos­se­xu­a­li­da­de de sua lis­ta in­ter­na­ci­o­nal de do­en­ças e trans­tor­nos men­tais. Uma gran­de con­quis­ta dos direitos gays.

1990

O edi­tor Tho­mas Thor­pe pu­bli­ca uma com­pi­la­ção com 152 so­ne­tos iné­di­tos do dra­ma­tur­go Wil­li­am Sha­kes­pe­a­re, sem a au­to­ri­za­ção do au­tor. Até ho­je, o pe­que­no li­vro é tex­to-ba­se pa­ra edi­to­res.

1609

Lu­tan­do con­tra go­ver­nis­tas, mor­rem os es­tu­dan­tes pau­lis­tas Mi­ra­gaia, Martins, Dráu­sio e Ca­mar­go – MMDC, acrô­ni­mo que virou sím­bo­lo da Revolução Cons­ti­tu­ci­o­na­lis­ta.

1932

O cou­ra­ça­do Bis­marck, mai­or na­vio de guerra ale­mão, é afun­da­do no Atlân­ti­co Nor­te pe­la Ma­ri­nha bri­tâ­ni­ca, ma­tan­do mais de 2 mil ho­mens, na Se­gun­da Guerra Mundial.

1941

O fa­raó Ram­sés II, O Gran­de, as­su­me o rei­na­do do Egi­to an­ti­go. Res­pei­ta­do nos as­pec­tos cul­tu­ral, econô­mi­co, mi­li­tar e ad­mi­nis­tra­ti­vo, ele te­ve o se­gun­do mai­or rei­na­do da história do país.

1279

a.c.

Ana Bo­le­na, pre­sa na Tor­re de Lon­dres, por Edward Ci­bot (1835)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.