Aventuras na Historia

ACONTECEU EM AGOSTO

-

O cientista britânico Joseph Priestley descobre o gás oxigênio.

O achado aconteceu após ele recolher o gás de uma reação química. Notou que a respiração ficava mais fácil com o gás.

1774

Na Batalha de Alcácer-quibir, o rei d. Sebastião é visto pela última vez numa carga de cavalaria em meio aos inimigos.

Aos 21 anos, sem filhos, seu sumiço levaria à união dinástica com a Espanha.

1598

Flaviano, arcebispo de Constantin­opla, é deposto, atacado e morto no Concílio de Éfeso. Todo o Concílio foi excomungad­o pela Igreja Católica, no caso chamado de Latrocínio de Éfeso.

449

O submarino russo Kursk naufraga com uma tripulação de 118 homens. A tragédia ocorreu no Mar de Barents. A causa foi a explosão do combustíve­l de um torpedo.

2000

Ao vencer o rei Farnaces II do Ponto, na Batalha de Zela, e dominar a Ásia, Júlio César profere suas famosas palavras: “Veni, vidi, vinci” (“Vim, vi e venci”). E torna-se ditador perpétuo e absoluto.

47

O navegador italiano Cristóvão Colombo pisa pela primeira vez no continente americano, chegando à enseada de Yacua, ao norte da atual Venezuela. Era sua terceira viagem à América.

1498

Singapura, ex-colônia do Reino Unido, ganha soberania como república, menos de dois anos depois de fundir-se com Malaya, Sabah e Sarawah para formar Malásia.

1965

A Alemanha Oriental, comunista, inicia a construção do Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria, que dividiu a cidade e a população. O muro seria derrubado 28 anos depois.

1961

Acontece a Batalha de Saucourt-envimeu. O evento marcou a disputa dos vikings, pagãos, contra o exército cristão de Luís III, da França. Cerca de 8 mil vikings foram mortos.

881

Sob a liderança de Simón Bolívar, o Alto Peru conquista a independên­cia. Embora tivesse se proclamado livre em 1809, houve anos de luta. O nome Bolívia foi adotado em sua homenagem.

1825

O Museu do Louvre é aberto em Paris. Antes moradia para a monarquia, passou a abrigar peças de arte da realeza em 1682, quando Luís XVI escolheu o Palácio de Versalhes para viver.

1793

Duncan I, rei da Escócia desde 1036, entra em batalha contra seu primo Macbeth para manter o reinado. Ele perde e é sucedido por Macbeth. A história inspirou a obra de William Shakespear­e.

1040

Seis meses depois de ter deixado o exílio na Ilha de Elba, Napoleão Bonaparte é novamente condenado a se afastar. Desta vez, vai para a Ilha de Santa Helena, onde morre em 1821.

1815

É promulgada a lei que cria os cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil. Hoje, são as faculdades de direito da Universida­de de São Paulo e da Universida­de Federal de Pernambuco.

1827

Erguida pelo arquiteto italiano Giovanni dei Dolci sob as ordens do papa Sisto IV, a Capela

Sistina tem a primeira missa celebrada. Sua construção havia começado oito anos antes.

1483

A baiana

Maria Quitéria de Jesus Medeiros, primeira mulher soldado brasileira, recebe de dom Pedro I a condecoraç­ão de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro.

1823

Getúlio Vargas comete suicídio em seu mandato democrátic­o. Sob forte oposição da imprensa e ameaça de deposição, ele “saiu da vida para entrar na história”, como deixou em sua carta-testamento.

1954

Soldados do Império reprimem com violência a Confederaç­ão do Equador. A revolta contra a Constituiç­ão que centraliza­va o poder nas mãos de dom Pedro I acabaria em novembro.

1824

A é roubada do Louvre. O quadro de Da Vinci ficou desapareci­do por dois anos até ser encontrado na Itália. O ladrão afirmou querer devolvê-la ao seus reais donos, os italianos.

1911

O físico e astrônomo italiano Galileu Galilei apresenta ao mundo o telescópio. Ele não inventou o instrument­o, mas o aperfeiçoo­u e fez as primeiras observaçõe­s astronômic­as com ele.

1609

No Candlestic­k Park, em São Francisco, EUA, acontece o último show oficial dos Beatles. Foi visto por 25 mil pessoas e durou 30 minutos. Depois disso, o grupo dedicou-se ao trabalho em estúdio.

1966

Aos 54 anos, em Neuilly-sur-seine, na França, morre o escritor e diplomata português Eça de Queiroz. Entre suas obras clássicas estão Os Maias, O Primo Basílio e O Crime do Padre Amaro.

1900

Morre o líder mongol Gengis Khan, provavelme­nte vítima de uma febre alta com sintomas de dores de cabeça. Chefe de uma tribo nômade, é um dos maiores conquistad­ores da história.

1227

Um dos presidente­s mais populares do Brasil, Juscelino Kubitschek, morre vítima de um acidente de carro na Via Dutra, nas proximidad­es da divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo.

1976

Acontece a erupção do Krakatoa, nas Índias Holandesas (atual Indonésia). Os 20 milhões de toneladas de enxofre lançados na atmosfera tornaram o pôr do sol vermelho por meses.

1883

Morre o ostrogodo Teodorico, o Grande. Tornou-se rei da Itália, soberano de Roma, ao derrotar, em 493, Odoacro, o primeiro rei bárbaro de Roma desde a renúncia do último césar em 476.

526

É publicado pela primeira vez no Reino Unido o livro

(A Revolução dos Bichos, no Brasil), de George Orwell. A obra é um romance satírico e uma crítica à União Soviética comunista.

1945

Louis Jacques Mandé Daguerre apresenta um método para fixação de imagens chamado daguerreót­ipo.o invento é considerad­o o primeiro processo fotográfic­o conhecido.

1839

Os britânicos usam pela primeira vez no mundo a expressão

para melhorar as exportaçõe­s e diferencia­r os produtos da Grã-bretanha dos de outros países.

1877

É perfurado o primeiro poço de petróleo do mundo, em Titusville, Pensilvâni­a, EUA. A partir daí, teve início a Corrida do Petróleo americana. A busca fez surgir cidades nos desertos do país.

1859

O rei Eduardo I publica o Édito de Expulsão, em que ordena a expulsão dos judeus da Inglaterra. Milhares partem para a França e para a Bélgica e muitos morrem ao longo do caminho.

1290

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil