ACON­TE­CEU EM AGOS­TO

Aventuras na Historia - - HOJE NA HISTÓRIA -

O ci­en­tis­ta bri­tâ­ni­co Jo­seph Pri­es­tley des­co­bre o gás oxi­gê­nio.

O acha­do acon­te­ceu após ele re­co­lher o gás de uma re­a­ção quí­mi­ca. No­tou que a res­pi­ra­ção fi­ca­va mais fá­cil com o gás.

1774

Na Ba­ta­lha de Al­cá­cer-qui­bir, o rei d. Sebastião é vis­to pe­la úl­ti­ma vez nu­ma car­ga de ca­va­la­ria em meio aos ini­mi­gos.

Aos 21 anos, sem fi­lhos, seu su­mi­ço le­va­ria à união di­nás­ti­ca com a Es­pa­nha.

1598

Fla­vi­a­no, ar­ce­bis­po de Cons­tan­ti­no­pla, é de­pos­to, ata­ca­do e mor­to no Con­cí­lio de Éfe­so. To­do o Con­cí­lio foi ex­co­mun­ga­do pe­la Igre­ja Ca­tó­li­ca, no ca­so cha­ma­do de La­tro­cí­nio de Éfe­so.

449

O sub­ma­ri­no rus­so Kursk nau­fra­ga com uma tri­pu­la­ção de 118 ho­mens. A tra­gé­dia ocor­reu no Mar de Ba­rents. A cau­sa foi a ex­plo­são do com­bus­tí­vel de um tor­pe­do.

2000

Ao ven­cer o rei Far­na­ces II do Pon­to, na Ba­ta­lha de Ze­la, e do­mi­nar a Ásia, Jú­lio Cé­sar pro­fe­re su­as fa­mo­sas pa­la­vras: “Ve­ni, vi­di, vin­ci” (“Vim, vi e ven­ci”). E tor­na-se di­ta­dor per­pé­tuo e ab­so­lu­to.

47

O na­ve­ga­dor ita­li­a­no Cris­tó­vão Co­lom­bo pi­sa pe­la pri­mei­ra vez no con­ti­nen­te ame­ri­ca­no, che­gan­do à en­se­a­da de Ya­cua, ao nor­te da atu­al Venezuela. Era sua ter­cei­ra vi­a­gem à Amé­ri­ca.

1498

Sin­ga­pu­ra, ex-colô­nia do Rei­no Uni­do, ga­nha so­be­ra­nia co­mo re­pú­bli­ca, me­nos de dois anos de­pois de fun­dir-se com Ma­laya, Sa­bah e Sa­rawah pa­ra for­mar Ma­lá­sia.

1965

A Ale­ma­nha Ori­en­tal, co­mu­nis­ta, ini­cia a cons­tru­ção do Mu­ro de Ber­lim, sím­bo­lo da Gu­er­ra Fria, que di­vi­diu a ci­da­de e a po­pu­la­ção. O mu­ro se­ria der­ru­ba­do 28 anos de­pois.

1961

Acon­te­ce a Ba­ta­lha de Sau­court-en­vi­meu. O even­to mar­cou a dis­pu­ta dos vi­kings, pa­gãos, con­tra o exér­ci­to cris­tão de Luís III, da Fran­ça. Cer­ca de 8 mil vi­kings fo­ram mor­tos.

881

Sob a li­de­ran­ça de Si­món Bo­lí­var, o Al­to Pe­ru con­quis­ta a in­de­pen­dên­cia. Em­bo­ra ti­ves­se se pro­cla­ma­do li­vre em 1809, hou­ve anos de luta. O no­me Bo­lí­via foi ado­ta­do em sua ho­me­na­gem.

1825

O Mu­seu do Lou­vre é aber­to em Paris. An­tes mo­ra­dia pa­ra a mo­nar­quia, pas­sou a abri­gar pe­ças de ar­te da re­a­le­za em 1682, quan­do Luís XVI es­co­lheu o Pa­lá­cio de Ver­sa­lhes pa­ra vi­ver.

1793

Dun­can I, rei da Es­có­cia des­de 1036, en­tra em ba­ta­lha con­tra seu pri­mo Mac­beth pa­ra man­ter o rei­na­do. Ele per­de e é su­ce­di­do por Mac­beth. A his­tó­ria ins­pi­rou a obra de William Sha­kes­pe­a­re.

1040

Seis me­ses de­pois de ter dei­xa­do o exí­lio na Ilha de El­ba, Na­po­leão Bo­na­par­te é no­va­men­te con­de­na­do a se afas­tar. Des­ta vez, vai pa­ra a Ilha de San­ta Helena, on­de mor­re em 1821.

1815

É pro­mul­ga­da a lei que cria os cur­sos de ci­ên­ci­as ju­rí­di­cas e so­ci­ais do Bra­sil. Ho­je, são as fa­cul­da­des de di­rei­to da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo e da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Per­nam­bu­co.

1827

Er­gui­da pe­lo ar­qui­te­to ita­li­a­no Gi­o­van­ni dei Dol­ci sob as or­dens do pa­pa Sis­to IV, a Ca­pe­la

Sis­ti­na tem a pri­mei­ra mis­sa ce­le­bra­da. Sua cons­tru­ção ha­via co­me­ça­do oi­to anos an­tes.

1483

A bai­a­na

Ma­ria Qui­té­ria de Je­sus Me­dei­ros, pri­mei­ra mu­lher sol­da­do bra­si­lei­ra, re­ce­be de dom Pe­dro I a con­de­co­ra­ção de Ca­va­lei­ro da Or­dem Im­pe­ri­al do Cru­zei­ro.

1823

Ge­tú­lio Var­gas co­me­te sui­cí­dio em seu man­da­to de­mo­crá­ti­co. Sob for­te opo­si­ção da im­pren­sa e ame­a­ça de de­po­si­ção, ele “saiu da vi­da pa­ra en­trar na his­tó­ria”, co­mo dei­xou em sua car­ta-tes­ta­men­to.

1954

Sol­da­dos do Im­pé­rio re­pri­mem com vi­o­lên­cia a Con­fe­de­ra­ção do Equa­dor. A re­vol­ta con­tra a Cons­ti­tui­ção que cen­tra­li­za­va o po­der nas mãos de dom Pe­dro I aca­ba­ria em no­vem­bro.

1824

A é rou­ba­da do Lou­vre. O qua­dro de Da Vin­ci fi­cou de­sa­pa­re­ci­do por dois anos até ser en­con­tra­do na Itá­lia. O la­drão afir­mou que­rer de­vol­vê-la ao seus re­ais do­nos, os ita­li­a­nos.

1911

O fí­si­co e as­trô­no­mo ita­li­a­no Ga­li­leu Ga­li­lei apre­sen­ta ao mun­do o te­les­có­pio. Ele não in­ven­tou o ins­tru­men­to, mas o aper­fei­ço­ou e fez as pri­mei­ras ob­ser­va­ções as­tronô­mi­cas com ele.

1609

No Can­dles­tick Park, em São Fran­cis­co, EUA, acon­te­ce o úl­ti­mo show ofi­ci­al dos Beatles. Foi vis­to por 25 mil pes­so­as e du­rou 30 mi­nu­tos. De­pois dis­so, o gru­po de­di­cou-se ao tra­ba­lho em es­tú­dio.

1966

Aos 54 anos, em Neuilly-sur-sei­ne, na Fran­ça, mor­re o es­cri­tor e di­plo­ma­ta por­tu­guês Eça de Qu­ei­roz. En­tre su­as obras clás­si­cas es­tão Os Mai­as, O Pri­mo Ba­sí­lio e O Cri­me do Pa­dre Ama­ro.

1900

Mor­re o lí­der mon­gol Gen­gis Khan, pro­va­vel­men­te ví­ti­ma de uma fe­bre al­ta com sin­to­mas de do­res de ca­be­ça. Che­fe de uma tri­bo nô­ma­de, é um dos mai­o­res con­quis­ta­do­res da his­tó­ria.

1227

Um dos pre­si­den­tes mais po­pu­la­res do Bra­sil, Jus­ce­li­no Ku­bits­chek, mor­re ví­ti­ma de um aci­den­te de car­ro na Via Du­tra, nas pro­xi­mi­da­des da di­vi­sa en­tre Rio de Ja­nei­ro e São Pau­lo.

1976

Acon­te­ce a erup­ção do Kra­ka­toa, nas Ín­di­as Ho­lan­de­sas (atu­al In­do­né­sia). Os 20 mi­lhões de to­ne­la­das de en­xo­fre lan­ça­dos na at­mos­fe­ra tor­na­ram o pôr do sol ver­me­lho por me­ses.

1883

Mor­re o os­tro­go­do Te­o­do­ri­co, o Gran­de. Tor­nou-se rei da Itá­lia, so­be­ra­no de Ro­ma, ao der­ro­tar, em 493, Odo­a­cro, o pri­mei­ro rei bár­ba­ro de Ro­ma des­de a re­nún­cia do úl­ti­mo cé­sar em 476.

526

É pu­bli­ca­do pe­la pri­mei­ra vez no Rei­no Uni­do o li­vro

(A Re­vo­lu­ção dos Bi­chos, no Bra­sil), de Ge­or­ge Orwell. A obra é um ro­man­ce sa­tí­ri­co e uma crí­ti­ca à União So­vié­ti­ca co­mu­nis­ta.

1945

Louis Jac­ques Man­dé Da­guer­re apre­sen­ta um mé­to­do pa­ra fi­xa­ção de ima­gens cha­ma­do da­guer­reó­ti­po.o in­ven­to é con­si­de­ra­do o pri­mei­ro pro­ces­so fo­to­grá­fi­co co­nhe­ci­do.

1839

Os bri­tâ­ni­cos usam pe­la pri­mei­ra vez no mun­do a ex­pres­são

pa­ra me­lho­rar as ex­por­ta­ções e di­fe­ren­ci­ar os pro­du­tos da Grã-bre­ta­nha dos de ou­tros paí­ses.

1877

É per­fu­ra­do o pri­mei­ro po­ço de pe­tró­leo do mun­do, em Ti­tus­vil­le, Pen­sil­vâ­nia, EUA. A par­tir daí, te­ve iní­cio a Cor­ri­da do Pe­tró­leo ame­ri­ca­na. A bus­ca fez sur­gir ci­da­des nos de­ser­tos do país.

1859

O rei Edu­ar­do I publica o Édi­to de Ex­pul­são, em que or­de­na a ex­pul­são dos ju­deus da In­gla­ter­ra. Mi­lha­res par­tem pa­ra a Fran­ça e pa­ra a Bél­gi­ca e mui­tos mor­rem ao lon­go do ca­mi­nho.

1290

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.