Aventuras na Historia

Aconteceu em setembro

-

Nasce Tarsila do Amaral, artista da primeira fase do modernismo no Brasil. Dá início ao movimento antropofág­ico com o quadro Abaporu ("homem que come carne humana", em tupi-guarani).

1886

A China entra em atrito com a Inglaterra depois de queimar caixas de ópio como represália ao comércio do produto em suas fronteiras. É o início da Guerra do Ópio, que dura três anos.

1839

O Congresso Continenta­l americano declara que o novo país independen­te da Inglaterra em julho do mesmo ano passa a se chamar Estados Unidos da América.

1776

O imperador romano Tito Flávio, que inaugurou o Coliseu, morre de forma repentina. Seu irmão e sucessor, Domiciano, que o hostilizav­a, teria envenenado o soberano.

81

Começo do maior incêndio de Londres, que destrói cerca de 13 mil edifícios, quase dois terços da cidade. Na época, a maioria das construçõe­s da capital inglesa é de madeira.

1666

Escrita pelo poeta, crítico e ensaísta Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909, a letra do Hino Nacional Brasileiro é oficializa­da por um decreto assinado pelo então presidente Epitácio Pessoa.

1922

É lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso do Brasil. A pauta ainda se limita a distribuir comunicado­s oficiais do governo para o público em geral. Mas é o início da imprensa no país.

1808

Morre, na cidade de Ravena, na Itália, Dante Alighieri. Considerad­o o primeiro grande poeta da literatura do país, ele falece enquanto escreve o final de A Divina Comédia, sua obra-prima.

1321

O Marquês de Pombal proíbe a presença dos jesuítas no reino e em colônias de Portugal (como o Brasil). Os bens dos religiosos são confiscado­s e os colégios e missões, fechados.

1759

Na exposição comemorati­va do primeiro centenário da Independên­cia do Brasil, é realizada a primeira transmissã­o radiofônic­a do país, com transmisso­r instalado no alto do Corcovado.

1922

No Chile, Augusto Pinochet comanda um golpe de Estado contra o presidente socialista Salvador Allende. A ditadura dura até

1990, tendo matado mais de 3 mil opositores.

1973

Nasce Agatha Christie, escritora inglesa de romances policiais, como Morte no Nilo. Suas obras venderam 4 bilhões de exemplares, perdendo só para as de Shakespear­e e a Bíblia.

1890

Inventor do filme de rolo, o norte-americano George Eastman registra a marca Kodak. Ele foi o responsáve­l por aproximar a fotografia das massas. Logo depois disso, muitas concorrent­es surgiram.

1888

É fundada a cidade de São Luís, no Maranhão. É a única cidade brasileira criada por franceses. Logo após, ela é invadida por holandeses e, então, colonizada por portuguese­s.

1612

Depois de oito anos em obras, o Theatro Municipal de São Paulo, um dos mais belos cartões-postais da cidade, é inaugurado com a peça Hamlet, tragédia de

William Shakespear­e.

1911

Morre o padre católico Tomás de Torquemada, principal organizado­r da Inquisição espanhola. Acredita-se que, durante sua gestão, perto de 2 mil pessoas tenham morrido na fogueira.

1498

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil