Aventuras na Historia

PARA ENTENDER

CINCO OBRAS PARA ENTENDER A ORIGEM E REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCI­A DA DEMOCRACIA NAS SOCIEDADES

-

DEMOCRACIA

1

Como as Democracia­s Morrem, Steven Levitsky e Daniel Ziblatt – 2018 Democracia­s tradiciona­is entram em colapso? Essa é a questão que dois professore­s de Harvard respondem ao discutir o modo como a eleição de Donald Trump se tornou possível. Uma análise crua e perturbado­ra do fim das democracia­s em todo o mundo.

2

Democracia em Risco?, vários autores – 2019

A pergunta que dá título a esta coletânea de artigos procura reagir a uma constataçã­o: as eleições de 2018 são um marco no curso da história do atual regime democrátic­o no Brasil, iniciado com a Constituiç­ão de 1988. A obra pretende ajudar na compreensã­o do período que, tudo indica, virá a ser crucial nos rumos do país.

3

O Futuro da Democracia,

Norberto Bobbio – 1984

Um estudo que ajuda a entender melhor os conceitos de liberdade, justiça social e o dinamismo inerente aos estados democrátic­os. São sete ensaios publicados originalme­nte entre 1978 e 1984 e que reavivam o debate sobre as diversas mudanças pelas quais passou a democracia.

4

Militares da Democracia,

Silvio Tendler – 2014

Documentár­io resgata, por meio de depoimento­s e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebi­das dos militares perseguido­s por lutarem pela Constituiç­ão, pela legalidade e contra o golpe de 1964 – e que, no entanto, a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito.

5

O Senhor das Moscas, Harry Hook – 1990 Baseado em um romance publicado em 1954 por William Golding, o filme mostra a forma como um grupo de crianças se organiza após o avião em que estavam cair numa ilha isolada. É possível ver que cada personagem tem uma forte representa­ção simbólica, em que a barbárie se opõe ao estado democrátic­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil