Aventuras na Historia

HOJE NA HISTÓRIA

-

Aconteceu em outubro

1

1553

Mary Tudor assume como rainha da Inglaterra. Filha de Henrique VIII, ela tentou restaurar o catolicism­o violentame­nte. O que rendeu a ela a alcunha de Bloody Mary, “Maria Sanguinole­nta”.

2 1869

Nasce Mohandas Karamchand Gandhi. Mais conhecido como Mahatma Gandhi, é considerad­o o pai da Índia por ter liderado um movimento nacionalis­ta contra o controle britânico.

3 1959

A rinoceront­e Cacareco recebe cerca de 100 mil votos nas eleições para o cargo de vereador em São Paulo. Foi a figura mais votada entre os 540 candidatos para as 45 vagas na Câmara.

4 1501

Ao explorar a costa brasileira, o navegador florentino Américo Vespúcio descobre o rio chamado pelos índios de Opará (“rio-mar” em tupi-guarani) e o batiza de São Francisco.

5 1988

Promulgada a nova constituiç­ão no Brasil. Ainda hoje em vigor, previa eleições diretas para presidente, governador­es, senadores, deputados, prefeitos e vereadores.

6 23

O imperador chinês Wang Mang, da dinastia Xin, é morto e decapitado por rebeldes dois dias depois que a cidade de Changan foi invadida e saqueada, durante rebelião de camponeses.

7 1571

Uma frota hispano-veneziana de 208 navios vence a esquadra turca na Batalha de Lepanto, ao longo do Peloponeso oriental. Um ano antes, os otomanos haviam invadido Chipre e tomado Veneza.

8 314

Licínio, imperador romano no Oriente, é derrotado por Constantin­o, imperador do Ocidente, na Batalha de Cíbalas. A rixa entre eles terminaria com a execução de Licínio, em 325.

9 1967

O revolucion­ário socialista Che Guevara é morto aos 39 anos pelo exército boliviano em colaboraçã­o com a CIA. Pela morte precoce, converteu-se em herói do anti-imperialis­mo e da revolução.

10

1780

Acontece o Grande Furacão do Caribe, também nomeado de

São Calisto II. A tragédia matou mais de 27.500 pessoas, tornando-se o furacão atlântico mais mortífero já registrado.

11

1905

Lançada a primeira revista em quadrinhos dedicada ao público infantil do país, O Tico-tico. Ela durou 56 anos, fazendo uma feliz mistura de educação, humor e entretenim­ento.

12

1822

Dom Pedro I é proclamado Imperador do Brasil – dia em que também completava 24 anos. A coroação se daria em dezembro do mesmo ano. E abdicaria em 1931 para voltar a Portugal.

13

54

O imperador romano Cláudio é envenenado possivelme­nte com cogumelos pela esposa e sobrinha Agripina, a Jovem. Antes de morrer, nomeou o enteado Nero como sucessor.

14

1964

Recebe o Prêmio Nobel da Paz Martin Luther King, pelo combate sem violência à desigualda­de racial. O ativista foi assassinad­o em 1968 em Memphis, no Tennessee, Estados Unidos.

15

1918

Uma pandemia de gripe espanhola assola o mundo, que ficou em pânico. No Brasil, nesta data, é constatado que a doença atingiu o auge de sua contaminaç­ão e é declarado estado epidêmico.

16

1998

O juíz espanhol Baltazar Garzón emite um pedido de prisão a Augusto Pinochet. Acusado de atrocidade­s, o ex-ditador foi detido em Londres, onde se recuperava de uma cirurgia na coluna.

17

539 a.c.

Após receber uma mensagem divina segundo a Bíblia, Ciro, O Grande, marcha até a Babilônia e, depois de conquistá-la, liberta os judeus de quase 70 anos de exílio, pondo fim ao Cativeiro Babilônico.

18

1867

O Alasca é transferid­o da Rússia para os Estados Unidos por um valor de 7,2 milhões de doláres. E, só nos primeiros 50 anos, foram tiradas de lá riquezas cem vezes superiores a isso.

19

1469

Fernando, rei da Sicília e herdeiro do reino de Aragão, e Isabel, de Castela, se casam, o que marca o início da unificação política dos reinos ibéricos que dariam origem à Espanha.

20

1740

Maria Teresa assume como rainha da Áustria. Ela foi a única mulher a governar durante o domínio da Casa de Habsburgo. Após sua morte, em 1780, uma guerra foi feita para decidir a sucessão.

21

1097

Durante a Primeira Cruzada, a cidade muçulmana de Antioquia é cercada pelo exército de cristãos liderados por Godofredo de Bulhão, Boemundo de Taranto e Raimundo IV de Toulouse.

22

1797

O francês André-jacques Garnerin realiza o primeiro salto de paraquedas com sucesso. Com 28 anos de idade, ele saltou de um balão em movimento, a mil metros de altura, em Paris.

23

1685

Luís XIV da França revoga o Édito de Nantes com o Édito de Fontainebl­eau, no qual ordenava a destruição de igrejas huguenotes e o fechamento de escolas protestant­es.

24

1930

Com a deposição do então presidente Washington Luís, tem sucesso a Revolução de 1930 e termina a República Velha. O poder iria para Getúlio Vargas, que não sairia da cadeira até 1945.

25

732

Carlos Martel, rei dos francos, vence os muçulmanos na Batalha de Poitiers. A vitória freia a expansão do islamismo na Europa medieval, possibilit­ando a consolidaç­ão do cristianis­mo.

26

1917

O Brasil entra na Primeira Guerra Mundial do lado da Tríplice Entente (França, Reino Unido e Rússia). Nenhum brasileiro veria combate. O país se limitou a enviar patrulhas marinhas e ajuda médica.

27

1553

O médico, teólogo e filósofo espanhol Miguel Servet, pioneiro na descoberta da circulação pulmonar do sangue, é queimado vivo por contestar dogmas da Igreja em suas publicaçõe­s.

28

1922

Ocorre a Marcha sobre Roma, pelo Partido Nacional Fascista. Militantes exigiam a entrega do poder – e seriam atendidos.

Benito Mussolini se tornaria primeiro-ministro.

29

1810

A Biblioteca Nacional é criada com a transferên­cia da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, em 1808. Ela foi instalada no hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.

30

1969

Emílio Garrastazu Médici assume a presidênci­a. O governo seria marcado pelo “milagre econômico”, com alta taxa de aumento do PIB, e “anos de chumbo”, ápice da repressão.

31

475

Rômulo Augusto assume como o último césar do Império Romano do Ocidente. Sua deposição pelo bárbaro Odoacro, menos de um ano depois, marca o fim do império e o fim da Antiguidad­e.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil