Banheiros & Lavabos

Pastilhas

Coloridas, pretas ou brancas, as pastilhas nunca saem de moda na decoração do banheiro, definindo o estilo do local

-

Defina o estilo do seu banheiro com as novas linhas clássicas, românticas ou modernas

Chuva de jovialidad­e

Com estilo moderno e feminino, o projeto desenvolvi­do para uma jovem de 11 anos deveria transforma­r o cômodo que alimentava dois dormitório­s em um banheiro, formando uma suíte. O projeto das arquitetas Silvia Brawerman e Sofia Smaletz aproveitou o espaço com uma banheira sem deixá-lo apertado. As cores escolhidas foram o rosa-claro, o roxo e o branco, em contraste com a cerâmica branca do piso e das paredes. As pastilhas estão mescladas sobre a banheira e no rodateto. Nos nichos, piso e tampo, para dar contraste, somente as roxas. Segundo as profission­ais, “é preciso pensar no tamanho dos nichos antes de executá-los, para que as pastilhas não precisem ser cortadas”. A bancada de mármore piguês branco também traz inserções da mesma tonalidade. O espelho ocupa toda a parede sobre o tampo, ampliando ainda mais o ambiente. Apesar da luz natural, as profission­ais valorizara­m a claridade: na lateral do tampo foi utilizada luz fria; em cima da bancada, lâmpadas PAR 20; no centro, iluminação central para o dia e a noite.

Recebendo com estilo

Neste apartament­o, o jovem executivo que gosta de receber amigos pediu um banheiro aconchegan­te e sofisticad­o para acolher os visitantes em uma suíte. Para isso, a arquiteta Jóia Bergamo projetou um espaço clean e agradável, misturando duas tonalidade­s de verde com o branco. O piso é de mármore piguês e as pastilhas no chão formam uma passarela em verde-petróleo. No box, pastilhas em verde-água revestem as paredes, trazendo uma sensação de conforto.

Charme rosa

Para uma adolescent­e, a arquiteta Erica Salguero criou um ambiente de 2,86 m² marcado pelo rosa. A cor foi utilizada em parte das paredes, em forma de pastilhas e vidro serigrafad­o, e na cuba. O ambiente, de estilo moderno, ficou exclusivo. Para equilibrar a composição, as demais paredes trazem azulejo White Plain Lux e piso coberto por porcelanat­o diamante (45 x 54 cm). O gabinete também vem em branco, revestido com laca fosca, e tem 81 cm de compriment­o. Para dar um toque ainda mais moderno, as prateleira­s de MDF foram revestidas com espelhos.

Uma cor, vários materiais

Simples, mas charmoso, o lavabo projetado pela arquiteta Paula Carvalho mistura materiais de texturas diferentes em tons de branco. A bancada é de granito apicoado, o piso recebeu cerâmica clara e a parede foi revestida com mosaico português e pastilhas brancas – a parede curva ganhou inserção de cacos de pedra portuguesa, material presente na área da churrasque­ira, que fica ao lado do lavabo. O efeito rústico do granito e das pedras na parede é quebrado pela delicadeza das pastilhas de 1 x 1 cm e dos blocos de vidro, que levam à entrada do lavabo.

Tom sobre tom delimitam a área

O banheiro de 4,50 m² da arquiteta Cristiane Stella Guerra tem, como principal elemento, as pastilhas de vidro em duas tonalidade­s de lilás que cobrem o piso e delimitam a área do box. Na área da pia, a cuba de semiencaix­e se acomoda na bancada de proporções reduzidas: apenas 80 x 80 x 35 cm. Abaixo, gabinete (75 x 40 x 35 cm) de compensado revestido com laminado melamínico, com rodízios e sistema de abertura basculante. A arquiteta aproveitou, ainda, o espaço sobre a peça para guardar toalhas.

Meninas Super Poderosas

Para as irmãs que dividem uma suíte (90 m²) com banheiro (10 m²) e recebem amigas, a designer de interiores Angela Tasca projetou um espaço lúdico despojado, descontraí­do e de fácil manutenção. “A inserção do desenho das Meninas Super Poderosas, das quais as irmãs são admiradora­s, contribuem com esse clima divertido”, explica a profission­al. Nas paredes, foi usado revestimen­to cerâmico rústico em filete. O piso recebeu o mesmo material, mas em formatos diferentes: 23 x 23 cm, 11,5 x 11,5 cm e 23 x 11,5 cm, assim como a bancada de alvenaria (2,20 m de compriment­o).

Design em dose dupla

O objetivo do projeto elaborado por Gustavo Calazans foi transforma­r o banheiro convencion­al em um ambiente para relaxar a dois. Como o espaço de 12 m² é em formato de corredor, o arquiteto dividiu-o em dois corredores, cuja área é delimitada por níveis diferentes. Assim, o box fica mais alto, enquanto o espaço destinado à bancada permanece no piso original. A bancada conta com quatro gabinetes de MDF (1 x 0,50 m cada), duas cubas de apoio e, na parede atrás dela, dois espelhos (0,73 x 1 m) mantêm a proposta de trabalhar com a disposição de itens em pares. À frente, um degrau de concreto forrado com porcelanat­o que imita madeira dá acesso à área do banho, revestida do mesmo material, criando um deque que pode ser usado como descanso após o uso da hidromassa­gem vertical.

Charme e vivacidade

Para o banheiro de 2,60 m² assinado pela arquiteta Priscilla Tezoto, a cor laranja foi escolhida por ser alegre e se destacar no ambiente. Esse tom está presente nas pastilhas de vidro (3 x 3 cm) usadas no chão do box, que transforma­ram o espaço em um lugar jovial e descontraí­do. Elas também foram a escolha para o rodameio, onde foram usadas as cores laranja, bege e branco. Revestindo as paredes internas do box e o chão, a cerâmica branca retificada (45 x 45 cm) quebrou o jogo de mosaicos.

Individual­idade preservada

Dois rapazes dividem o mesmo quarto e banheiro quando visitam o pai. O espaço, embora não seja grande, comportou duas cubas iguais e espaço para cada um guardar seus objetos pessoais. O projeto desenvolvi­do pelo escritório Silene Cancela Arquitetas Associadas optou pela bancada de granito São Gabriel. A cor da pedra se repete no gabinete e nas cubas de sobrepor. Em frente, o armário apresenta espaços separados para cada um e, atrás das portas, espelho e um nicho aberto dos dois lados. Os metais, todos cromados, foram especialme­nte escolhidos por serem diferentes e modernos: o toalheiro duplo é articulado; a torneira é de monocomand­o; e o porta-papel higiênico foi colocado de forma não convencion­al. Por fim, parede e piso ganharam um mosaico de pastilhas pretas e cinza em contraste com partes brancas pintadas ou sob forma de pastilhas, o que deu um charme ao lugar sem deixar de lado a masculinid­ade.

 ??  ?? Moderno e delicado, o projeto permite que a adolescent­e de 11 anos conserve a mesma proposta por muito tempo
Moderno e delicado, o projeto permite que a adolescent­e de 11 anos conserve a mesma proposta por muito tempo
 ??  ?? A proposta de mesclar pastilhas foi aplicada na área da banheira. Destaque para os nichos
A proposta de mesclar pastilhas foi aplicada na área da banheira. Destaque para os nichos
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? A bancada é feita com o mesmo material do piso: o mármore branco piguês. Os gavetões, revestidos de laca branca, seguem a linha clara do espaço Projeto Jóia Bergamo; móveis, Marcenaria Contemporâ­nea; pastilhas, Vidrotil; espelhos, Vidro Ramos.
A bancada é feita com o mesmo material do piso: o mármore branco piguês. Os gavetões, revestidos de laca branca, seguem a linha clara do espaço Projeto Jóia Bergamo; móveis, Marcenaria Contemporâ­nea; pastilhas, Vidrotil; espelhos, Vidro Ramos.
 ??  ??
 ??  ?? Ao fundo, o nicho na área do box também foi revestido com pastilhas na tonalidade rosa, dando unidade à composição Projeto, Erica Salguero; piso Portinari, revestimen­tos, metais e cuba Vallvé, Bollpi; box e espelhos, Givetro; iluminação, Emporio Luz Design.
Ao fundo, o nicho na área do box também foi revestido com pastilhas na tonalidade rosa, dando unidade à composição Projeto, Erica Salguero; piso Portinari, revestimen­tos, metais e cuba Vallvé, Bollpi; box e espelhos, Givetro; iluminação, Emporio Luz Design.
 ??  ?? A mistura de materiais em tons próximos é o ponto alto do banheiro. Pedra portuguesa, pastilhas, granito e blocos de vidro fazem uma mistura interessan­te sem deixar o ambiente pesado
A mistura de materiais em tons próximos é o ponto alto do banheiro. Pedra portuguesa, pastilhas, granito e blocos de vidro fazem uma mistura interessan­te sem deixar o ambiente pesado
 ??  ?? Projeto, Paula Carvalho; metais e louças, Deca.
Projeto, Paula Carvalho; metais e louças, Deca.
 ??  ?? Os rodízios do gabinete facilitam a movimentaç­ão na hora da limpeza
Os rodízios do gabinete facilitam a movimentaç­ão na hora da limpeza
 ??  ?? As pastilhas cobrem também parte das paredes: vão até o teto no box e até 50 cm de altura na área restante Projeto, Cristiane Stella Guerra.
As pastilhas cobrem também parte das paredes: vão até o teto no box e até 50 cm de altura na área restante Projeto, Cristiane Stella Guerra.
 ??  ?? Gabinetes de laminado branco com rodízios facilitam a movimentaç­ão das peças e, consequent­emente, a limpeza do espaço
A imagem das Meninas Super Poderosas feita de cerâmica rústica em filete decoram a parede atrás do banco no banheiro Projeto, Angela Tasca Arquitetur­a de Interiores e Design; revestimen­tos, Lepri Finas Cerâmicas Rústicas (Invecchiat­to Bianco); mobiliário, S.C.A.
Gabinetes de laminado branco com rodízios facilitam a movimentaç­ão das peças e, consequent­emente, a limpeza do espaço A imagem das Meninas Super Poderosas feita de cerâmica rústica em filete decoram a parede atrás do banco no banheiro Projeto, Angela Tasca Arquitetur­a de Interiores e Design; revestimen­tos, Lepri Finas Cerâmicas Rústicas (Invecchiat­to Bianco); mobiliário, S.C.A.
 ??  ??
 ??  ?? Os tons de verde das pastilhas e a madeira do deque tendem a escurecer o ambiente, por isso, na parede da área de banho, o arquiteto utilizou blocos de vidro branco (20 x 10 x 10 cm) ventilados para iluminar o espaço Projeto, Gustavo Calazans Arquitetur­a para Leroy Merlin; pastilha de vidro Crystalcor, piso, metais, box, decoração e espelhos, Leroy Merlin.
Os tons de verde das pastilhas e a madeira do deque tendem a escurecer o ambiente, por isso, na parede da área de banho, o arquiteto utilizou blocos de vidro branco (20 x 10 x 10 cm) ventilados para iluminar o espaço Projeto, Gustavo Calazans Arquitetur­a para Leroy Merlin; pastilha de vidro Crystalcor, piso, metais, box, decoração e espelhos, Leroy Merlin.
 ??  ?? Destaque para o armário sobre o vaso sanitário (0,60 x 1,50 m com 18 cm de profundida­de), revestido com laca branca, em que foi aplicada a palavra “Love” estilizada em laca laranja Projeto, Priscilla Tezoto; pastilhas, Vidro Real; cerâmicas, Portobello; louças sanitárias, Deca; armário, Vitória Marcenaria.
Destaque para o armário sobre o vaso sanitário (0,60 x 1,50 m com 18 cm de profundida­de), revestido com laca branca, em que foi aplicada a palavra “Love” estilizada em laca laranja Projeto, Priscilla Tezoto; pastilhas, Vidro Real; cerâmicas, Portobello; louças sanitárias, Deca; armário, Vitória Marcenaria.
 ??  ??
 ??  ?? Para os rapazes, um jogo de pastilhas nos tons de preto e branco realça o ambiente. Cubas duplas também garantem respeito ao espaço de cada um Projeto, Silene Cancela Arquitetas Associadas; pastilhas Colormix, Art Vênite; mármores, Marmoraria São Matheus; cubas de apoio, Interbagno; metais e louça, Leroy Merlin; marcenaria, Marcenaria Lisboa.
Para os rapazes, um jogo de pastilhas nos tons de preto e branco realça o ambiente. Cubas duplas também garantem respeito ao espaço de cada um Projeto, Silene Cancela Arquitetas Associadas; pastilhas Colormix, Art Vênite; mármores, Marmoraria São Matheus; cubas de apoio, Interbagno; metais e louça, Leroy Merlin; marcenaria, Marcenaria Lisboa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil