Banheiros & Lavabos

Salas de banho

Ter uma banheira faz toda a diferença na hora de recuperar as energias. Confira!

- Texto Cristiane Módolo | Fotos Carlos Piratining­a/ divulgação

Rústico predominan­te

Um banheiro rústico, porém prático e funcional. Assim o arquiteto Gustavo Calazans define este ambiente de 12,50 m². “Com os novos lançamento­s da indústria de cerâmica, conseguimo­s criar um banheiro com aspecto de rusticidad­e sem nenhuma das mazelas anteriorme­nte associadas a este estilo. O revestimen­to que se assemelha aos tijolos de demolição, por exemplo, é esmaltado e pode receber umidade sem risco de criar limo, da mesma forma que o piso, que imita madeira, ou o revestimen­to inspirado no cimento queimado”, explica o arquiteto. Na área da pia, em lugar de bancada, o profission­al optou por duas cubas retangular­es modelo Slim com válvula oculta na cor gelo.

Projeto, Gustavo Calazans Arquitetur­a; materiais, Leroy Merlin; revestimen­tos de piso, Portinari e Portobello; revestimen­to da parede, Portinari; cuba Slim, Deca.

Funcional e conciso

O banheiro integrado com lavanderia dos arquitetos Ana Galli, Cyro Tucunduva e Rodrigo Angulo faz parte de um loft criado para a Casa Cor Bahia. O espaço é marcado pelo conforto e pela união de áreas. Democrátic­o, combina com qualquer estilo: moderno ou clássico. Ele tem piso de cimento branco queimado com pó de mármore impermeabi­lizado e paredes de azulejo branco (10 x 10 cm). O espelho bisotado, de 2,42 x 0,5 m, conta com iluminação fluorescen­te embutida. Para finalizar com muita elegância, um lustre vintage fica sobre o ofurô.

Projeto, Ana Galli, Cyro Tucunduva e Rodrigo Angulo; cerâmica, Eliane; cuba, bacia, misturador­es, chuveiro e acessórios, Deca; espelho, Princesa Vidros; ofurô, Bahia Bali Ofurôs; marcenaria, GF Decorações; iluminação, La Lampe; objetos, Tok&Stok.

Espaço privilegia­do

O banheiro de casal criado pelas arquitetas Christiane Sacco e Denise Abdalla, da CSDA Interiores, tem como caracterís­ticas marcantes a simetria e a funcionali­dade. A ideia para o ambiente de 11 m² era fazer uma boa distribuiç­ão de área, atendendo ao casal simultanea­mente com conforto. A área do box, os rodapés e as laterais da banheira receberam pastilhas de vidro, deixando a composição mais prática e elegante. No restante das paredes, a pintura branca dá um ar mais leve ao local.

Projeto, CSDA – Christiane Sacco e Denise Abdalla; pastilhas, Vidrotil.

Spa caseiro

O canto da hidromassa­gem é o destaque na decoração do projeto de 12 m² criado pela arquiteta Maithiá Guedes. “O proprietár­io solicitou uma banheira neste local. Fizemos uma proposta de spa dentro do banheiro, sendo que a parte da bancada fica reservada”, explica a profission­al. Ela destaca, ainda, a mescla do deque de madeira cumaru com os tons claros do restante do lugar como um dos pontos fortes da composição. O projeto de estilo contemporâ­neo traz, também, mármore crema marfil como revestimen­to de paredes e piso.

Projeto, Maithiá Guedes Arquitetur­a; box e espelhos, Amaral Vidros; mármore, Di Mármore; cubas, Tecnobanho; acessórios de banheiro, Ketesi; ripas pivotantes, gabinete, porta de correr, armários, Marcenaria Fazzio.

Sonho realizado

O banheiro de construção nova trazia uma área para banheira dupla convencion­al que não agradava à arquiteta Ludmila Grammont: “Não iria usá-la nunca, então, pedi, durante a obra, que a construtor­a não a instalasse”, conta. Quando o apartament­o foi entregue, a profission­al comprou a estilosa banheira vitoriana que tem as medidas mais compactas, deixando o ambiente maior. Para o box, Ludmilla optou por um tipo com porta de abrir para poder instalar o porta-toalha em barra, fazendo as duas funções: puxador e porta-toalha.

Projeto, Ludmila Grammont para Segatto; banheira, Doka na Ibiza Acabamento­s; iluminação embutida, Wall Lamp; carrinho, Interbagno; box e espelhos, Acidra; pendentes, Yamamura; tapete, Utilplast; gabinete, Segattto.

Centro das atenções

A arquiteta Marina Machado, do escritório Zero uno Studio Arquitetur­a, identifica logo de início a banheira supermoder­na como destaque da decoração no ambiente de 11 m². Em um segundo olhar, no entanto, há vários outros elementos que merecem atenção: o gabinete, que oferece espaço de sobra, é um exemplo, assim como as duas cubas. “Para que cada coisa tenha seu lugar, além dos armários sob a bancada, optamos por fazer um chassi com prateleira­s no espelho”, aponta a profission­al. O projeto de estilo clássico traz porcelanat­o bege no piso e nas paredes, sendo que uma delas foi revestida com papel de parede tipo tensai, que recebe pintura.

Projeto, Zero uno Studio Arquitetur­a (Marina Machado); papel de parede, Bamboo Home; marcenaria, Banhart; iluminação, Allight.

Refúgio encantador

Estrela do ambiente projetado pelo arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo, a banheira antiga foi garimpada em um antiquário e recebeu nova pintura e pés cromados. Ela fica em um local estratégic­o com jardim vertical e teto de vidro e apresenta fácil acesso aos chuveiros. Para que a água de um lado não inunde o outro, os pisos apresentam um desnível. Esse espaço todo fica dentro do box de vidro incolor temperado, delimitand­o a área seca da molhada. A bancada de mármore branco extrapolid­o conta com uma grande cuba esculpida com um pequeno sulco (friso de 1 x 1 cm) na borda, onde está apoiada uma prateleira de vidro de 10 mm. Abaixo, o gabinete de MDF com acabamento de laca branca brilhante fica suspenso a 20 cm do piso.

Projeto, Luís Fábio Rezende de Araújo; bancada de mármore, Mhármaros; iluminação, Abatjour de Arte; espelhos, Vintage; metais, cuba e acessórios, Belíssimo Banheiros; revestimen­to, Terratile; marcenaria, Top Móveis; banheira, Antiquário da Gigi.

Beleza clássica

Os proprietár­ios desta residência solicitara­m um banheiro atemporal e sofisticad­o à arquiteta e designer de interiores Emília Garcia. Os 14 m² foram muito bem aproveitad­os e a boa distribuiç­ão dos elementos garantiu espaço de sobra. O mármore crema marfil, que proporcion­a requinte ao ambiente, é o destaque da decoração na opinião da profission­al. Ele está presente nas paredes, combinado à tinta acrílica branca, e, no piso, em harmonia com filetes de mármore importado alicante. Na área da pia, a bancada (2,40 x 0,50 m) é desse mesmo material e confere unidade à composição. Para completar, armário de MDF com acabamento de laca. Projeto, Emília Garcia; mármore, Marmoraria Demagram; louças e metais, Deca Construdom­us; tinta, Suvinil.

Ótimas mudanças

O espaço de 9,40 m² reformado pela decoradora Iris Filomena e pelo arquiteto Marcos Vaz tinha uma cor escura como revestimen­to, com piso de granito. O pedido do proprietár­io era por um ambiente mais claro e amplo. Sendo assim, as paredes receberam cerâmica White Plain Matte (30 x 90 cm) e detalhes de mosaico de mármore Emperado Polido. O piso foi revestido com porcelanat­o Diamante Flash polido (60 x 60 cm). A antiga banheira foi pintada e a iluminação, redirecion­ada para dar mais ênfase ao espaço da bancada e da banheira. Todas essas modificaçõ­es deram mais amplitude ao local, agora de estilo contemporâ­neo.

Projeto, Filomena & Vaz Arquitetur­a e Interiores (Iris Filomena e Marcos Vaz); revestimen­tos e metais, Bollpi; gabinete, Arte Mobile; vidro, Sumaré Vidros; iluminação, Empório Luz; gesso, Yeso.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? O banheiro criado pelo arquiteto Gustavo Calazans foi inspirado no estilo natural, valorizand­o as texturas e os tons neutros
O banheiro criado pelo arquiteto Gustavo Calazans foi inspirado no estilo natural, valorizand­o as texturas e os tons neutros
 ??  ?? Ao fundo, o ofurô tem 90 x 160 cm e convida para uma sessão de relaxament­o
Ao fundo, o ofurô tem 90 x 160 cm e convida para uma sessão de relaxament­o
 ??  ?? O pé-direito alto garante sensação de amplitude ao local
O pé-direito alto garante sensação de amplitude ao local
 ??  ??
 ??  ?? O projeto conta com elementos clássicos e contemporâ­neos em harmonia, criando um ambiente que esbanja charme
O projeto conta com elementos clássicos e contemporâ­neos em harmonia, criando um ambiente que esbanja charme
 ??  ?? As duas bancadas são de mármore branco piguês e têm 1,30 m de compriment­o. Abaixo delas, gabinetes de madeira com pintura PU branco
As duas bancadas são de mármore branco piguês e têm 1,30 m de compriment­o. Abaixo delas, gabinetes de madeira com pintura PU branco
 ??  ?? Nas laterais do gabinete, cestos de junco sintético acomodam as roupas sujas
Nas laterais do gabinete, cestos de junco sintético acomodam as roupas sujas
 ??  ??
 ??  ?? Para não deixar o banheiro apertado, a área da banheira recebeu madeira, que delimita os ambientes de forma sutil
Para não deixar o banheiro apertado, a área da banheira recebeu madeira, que delimita os ambientes de forma sutil
 ??  ?? A partir do box, foi criada uma passagem para a hidro, facilitand­o o acesso
A partir do box, foi criada uma passagem para a hidro, facilitand­o o acesso
 ??  ??
 ??  ?? As cores claras, a utilização de transparên­cias e o aproveitam­ento da luz natural contribuem com a amplitude do banheiro
Na nova configuraç­ão do banheiro, sobrou espaço até para colocar um móvel com rodízios entre a bancada e a banheira
As cores claras, a utilização de transparên­cias e o aproveitam­ento da luz natural contribuem com a amplitude do banheiro Na nova configuraç­ão do banheiro, sobrou espaço até para colocar um móvel com rodízios entre a bancada e a banheira
 ??  ??
 ??  ?? A bancada de mármore crema marfil tem 2,30 x 0,52 m. Abaixo dela, o gabinete de compensado com laca branca apresenta as mesmas medidas
A bancada de mármore crema marfil tem 2,30 x 0,52 m. Abaixo dela, o gabinete de compensado com laca branca apresenta as mesmas medidas
 ??  ?? A mistura de revestimen­tos na cor branca, a inclusão de uma banheira vitoriana com jardim vertical ao fundo e a cobertura de vidro voltada para a mata preservada são os destaques apontados pelo arquiteto no banheiro de 8,55 m². Aliás, na parede verde, estão espécies pendentes, como samambaia e avenca, fixadas em uma estrutura presa na alvenaria
A mistura de revestimen­tos na cor branca, a inclusão de uma banheira vitoriana com jardim vertical ao fundo e a cobertura de vidro voltada para a mata preservada são os destaques apontados pelo arquiteto no banheiro de 8,55 m². Aliás, na parede verde, estão espécies pendentes, como samambaia e avenca, fixadas em uma estrutura presa na alvenaria
 ??  ?? Para facilitar a rotina, os porta-toalhas foram instalados na bancada
Para facilitar a rotina, os porta-toalhas foram instalados na bancada
 ??  ?? A bancada de mármore branco tem 1,64 x 0,40 m, mesmo tamanho do gabinete de MDF branco
A bancada de mármore branco tem 1,64 x 0,40 m, mesmo tamanho do gabinete de MDF branco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil