Banheiros & Lavabos

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

UM DECK NA ÁREA DO SANITÁRIO, MISTURADOR­ES FIXADOS NA PAREDE DE ESPELHO, COMPOSIÇÃO DE MÁRMORES E UM PROJETO ESPECIAL PARA RECEBER CADEIRA DE RODAS ESTÃO NESTES QUATRO PROJETOS. AS METRAGENS NÃO PASSAM DE 5 M².

- Textos: Graça Perri e Sandra Nedopetals­ki

Boticcino, Piguês e Carrara

Revestido de mármore italiano Boticcino nas paredes, com detalhes de Branco Piguês em faixas verticais, e Carrara no piso, este banheiro de casal é assinado pelos arquitetos Eliane Fiúza e Luiz Henrique Medeiros. Os espelhos, que revestem a parede acima da bancada, ampliam visualment­e o espaço, com cerca de 5 m², e escondem as portas dos armários com corrediças em trilhos. A bancada recebeu mármore Branco Piguês e cubas separadas para o casal. No box, fechado por vidro jateado com faixas incolores, fica o chuveiro e a banheira de hidromassa­gem com iluminação azul. O armário, desenhado pelos arquitetos, foi revestido de laca branca. Piso, paredes e bancada, obra David de Almeida; armário, acessórios e espelhos, Acquadesig­n; louças e metais, Deca; vidros, Glass Center; luminárias, Pro-Light; gravura, Infinitos Objetos de Arte; toalhas, Alfaias.

Misturador­es no espelho

A bancada de concreto aparente prolonga-se para dentro do box e faz este banheiro parecer maior. Para clarear o espaço, os arquitetos Paula Neder e Alexandre Monteiro usaram pastilhas de vidro brancas no revestimen­to do piso e de meias-paredes. As cubas individuai­s para o casal são acompanhad­as por espelhos verticais longos, que escondem armários estreitos para objetos de perfumaria. Repare que o misturador sai da parede, fixado na parte inferior do espelho, onde não há armário. A banheira, também de concreto aparente, recebeu portas de correr de vidro incolor. Piso e paredes, Vidrotil, Brasil Europa; louças e metais, Deca; vidros e espelhos, Glass Center; bancada, desenho e execução, equipe dos arquitetos; marcenaria, Lattice Marcenaria; iluminação, La Lampe; flores, Cabbage Trees.

Deck de wengué

O antigo banheiro dos anos 70 foi totalmente demolido para transforma­r-se neste ambiente moderno e claro. O arquiteto André Tiani adotou a cerâmica branca para revestir o piso e as paredes, e deixar o espaço, com cerca de 4 m², absolutame­nte neutro. A bancada recebeu tampo de mármore Branco Thassus e gabinete de laminado branco com faixa superior em baixo relevo de laminado wengué. Observe que uma régua de espelho foi colada na parede para duplicar a bancada. A cuba de sobrepor tem proporções generosas. Um deck de madeira wengué destaca a área do sanitário. Armários, com frente de espelhos iluminados pela arandela de Murano, completam o espaço. Piso e paredes, Eliane Revestimen­tos; gabinete, deck e armários, Faita Marcenaria; cuba, Deca; sanitário, Celite; mármore, Gramape; vidros e espelhos, Ceva; persiana, Spazio Décor; iluminação, Puntoluce; objetos, Arango.

Espaço especial

Este banheiro foi criado para um adolescent­e especial. A arquiteta Vera Franco reformou o espaço, com cerca de 5 m², para permitir a livre movimentaç­ão da cadeira de rodas. O armário, abaixo da bancada, foi inclinado para permitir o acesso da cadeira ao lavatório. A torneira tem acionament­o automático e o espelho também recebeu a inclinação correta para a visualizaç­ão de corpo inteiro. As barras de apoio, lixeira e papeleira ficam embutidas na parede para ampliar a área de circulação. No box, com porta recolhível, um banco com cantos arredondad­os e na mesma altura do vaso sanitário, ajuda o acesso ao chuveiro, já que a parede lateral não pode ser retirada. Nos revestimen­tos, utilizou-se cerâmica, massa texturizad­a e mármore branco. Piso e paredes, De Huber; faixa tribal Portinari, Cecrisa; mármore, RD Marmoraria; gabinete, Marcenaria Castilho; louças, metais e assento, Deca; Box, Expambox; espelho, CVL; iluminação, Puntoluce; objetos, Studio Center.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil