Bichos em Casa

ALGUNS COMANDOS BÁSICOS E IMPORTANTE­S

-

“Não” e “Muito bem”

O comando “Não” é básico para todo o processo de adestramen­to. Quando o cão for surpreendi­do fazendo algo de errado, o dono deve interrompe­r a ação dizendo “Não” em um tom firme, mas não alto demais. É importante ter em mente que não adianta ralhar com o animal por atitudes cometidas minutos atrás. O cão não vai fazer associação nenhuma entre a bronca e o erro. O “Não” deve ser uma correção imediata. O “Muito bem”, por outro lado, deve ser acompanhad­o de um afago e servir de incentivo ao animal. Nas primeiras vezes, é interessan­te que o afago seja acompanhad­o de um petisco, para fixar o valor de premiação que o “Muito bem” deve adquirir.

“Senta”

Sentar é uma posição assumida naturalmen­te pelos cães. O trabalho é fazê-los sentar quando o dono quiser. É muito útil em diversas situações. Quando o dono tira o carro da garagem, por exemplo, e não quer que o cão saia, o comando “Senta” deve ser suficiente para conter o animal, mesmo de dentro do carro. Para fazer o animal sentar apenas um petisco pode ser suficiente. Mostre-o ao animal e diga “Senta”. Normalment­e, olhar para um alimento faz o cão sentar. Quando ele sentar, dê o petisco e diga “Muito bem”. Se o filhote não sentar, repita a ordem e faça uma leve pressão sobre o dorso do animal para que ele se sente. Só então dê o prêmio. Com o passar do tempo, você pode dar o petisco só na segunda ou terceira vez em que ele se sentar.

“Deita”

É outra posição natural do cão. Pode ser útil para fazê-lo ficar parado enquanto você come ou se ocupa com alguma outra atividade, por exemplo. O método é simples. Faça o animal sentar a seu lado e segure a coleira com uma das mãos, escondendo um petisco na outra. Enquanto você aproxima sua mão do chão e dá a ordem “Deita”, abaixe a coleira com a outra mão, fazendo que o animal se deite. Quando ele se deitar, ofereça o petisco e o elogie com um “Muito bem”. Com o treinament­o, o cachorro deve passar a deitar sem receber o petisco e, por fim, sem que seja necessário puxar a coleira para baixo.

“Fica”

O “Fica” é usado em combinação com os comandos anteriores, para que o cão permaneça parado no mesmo lugar por períodos maiores de tempo. Esse exercício não deve ser feito em períodos do dia em que o filhote esteja muito agitado. O primeiro passo consiste em fazer o filhote sentar, perto de uma porta, por exemplo, e permitir que ele atravesse a porta somente depois que você der a ordem “pronto”, para que ele se mova. Comece com intervalos pequenos de tempo, por volta de 15 segundos. Pratique este exercício quando for dar comida ao animal, antes de sair de casa, sempre o fazendo ele esperar até que você dê a autorizaçã­o para que se levante. Este exercício também pode ser usado em combinação com o “Deita”. No caso de períodos de tempo maiores, pode ser útil um banquinho para que o dono possa se sentar enquanto o cão espera.

 ?? ?? Canil von Chillan
Canil von Chillan
 ?? ?? Canil Dalivas Kennel
Canil Dalivas Kennel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil