Bichos em Casa

Bons tratos e muito carinho

-

A receita é básica e repetitiva, mas nunca é demais alertar, sempre, que alguns cuidados a mais fazem toda a diferença.

• Animais de grande porte requerem uma atenção especial com o piso da casa, com a alimentaçã­o e com a saúde. Para ajudar os seus membros, os pisos rústicos, que têm melhor aderência, são os mais indicados, apesar dos calos que eventualme­nte podem causar. Mas a medida garante que o animal não patine pela casa e, de quebra, evita a convivênci­a deles com outros hospedeiro­s, como parasitas. A fácil ascepcia também é fator importante.

• Quando ficam mais velhos, os Dobermanns, como todos os seres vivos, consomem menos energia. Assim, a sua dieta deve ser balanceada para tanto. Existem no mercado rações excelentes para controlar as refeições dos vovôs. Com menos proteínas e mais cálcio, elas fortalecem a resistênci­a do animal. Vale lembrar que o ideal é conversar com o veterinári­o a respeito antes. Ele é quem vai indicar o melhor para seu amigão.

• Os cuidados com os dentes também são vitais nesta fase da vida. Por isso, é aconselháv­el a visita ao veterinári­o pelo menos uma vez por ano para fazer uma limpeza de tártaro. Os dentes, com o passar dos anos, podem cair. Se isso acontecer, as rações podem ser amolecidas com água morna, facilitand­o a mastigação do alimento.

• Vacinas são outra prioridade. As doses anuais de V8 e raiva não podem deixar de faltar, assim como a administra­ção de vermífugos e produtos para prevenção de pulgas e carrapatos. Fazendo tudo isso e caprichand­o na dose de amor, não tem como errar na fôrmula: são dias felizes por muitos anos da vida...

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil