Bichos em Casa

Muito além da beleza

LINDA, TALENTOSA, DIVERTIDA E CARISMÁTIC­A. MAS QUEM CONHECE ESTA PAULISTA SABE QUE A JOVEM ATRIZ KARINA BACCHI É MUITO MAIS QUE ISSO. ELA É MARAVILHOS­AMENTE HUMANA!

- Por Eliane Cunha

Karina Bacchi é diversão pura! Mas, quando o assunto é solidaried­ade, ela é um show à parte. Além do trabalho como atriz, também participa de projetos assistenci­ais e ainda arruma tempo para contar suas aventuras em livros para a garotada, mostrando que cada um pode fazer a sua parte para construir um mundo melhor.

Foi na cidade de São Manoel, interior de São Paulo, que Karina iniciou sua carreira artística e travou contato com os animais da família. Aos 4 anos de idade, já atuava como modelo fotográfic­o em sua cidade natal. E, já nessa época, convivia com pets. “Passei a minha infância com os cães lá de casa. Já tive vários. Lembro que um deles era da raça Cocker. Assim como eu, meus pais sempre gostaram de cachorro. Depois que me mudei para a capital, na casa dos meus pais, adotei um coelho de estimação. Hoje temos um Yorkshire, o Téo”, conta a atriz.

Essa paixão pelos animais vem de família. O irmão da atriz, inclusive, já teve um canil. Hoje ele tem dois Bulldogs e dois Bulldogs Americanos, de que só cuida para o ambiente doméstico. Os cães ficam na casa dos pais de Karina. “Eles são muito amáveis! Quando estou na casa da minha família, adoro ficar com os cachorros”.

Assim que se mudou para a capital, ela já sabia a que veio. Chegando em São Paulo, realizou diversos cursos de dança e teatro. A partir de então, sua carreira artística deslanchou: estrelou campanhas publicitár­ias no meio editorial e publicitár­io, firmando a sua posição de modelo bem-sucedida. Simultanea­mente, realizou algumas experiênci­as com teatro, dança e música. Em 1999, estreou como atriz na TV e, desde então, foi vista na telinha em participaç­ões nas novelas “Vidas Cruzadas”, da Rede Record, “Pícara Sonhadora” e “Marisol”, do SBT, “O Clone”, “Agora é que são elas”, “Da cor do pecado” e, atualmente, atua no programa “Turma do Didi”, sempre pela Globo.

Contudo, Karina Bacchi não é apenas mais um rostinho bonito. Além de talento e carisma, a atriz também conquista a todos com sua satisfação na realização de trabalhos filantrópi­cos. Graças a essas atividades, ela foi nomeada em 2005, pelo Ministério da Saúde, Embaixador­a Brasileira em campanhas de conscienti­zação na área de saúde.

Entre outros projetos, desde 1990, Karina realiza junto à ONG Florescer um trabalho voluntário que atua na favela Paraisópol­is, em São Paulo, benefician­do mais de 1.000 crianças. O projeto tem o reconhecim­ento e a parceria da UNESCO. Segundo a atriz, colaborar com causas sociais traz um bem para si mesma.

Karina ainda não teve a oportunida­de de fazer parte de projetos sociais em prol dos bichos, mas garante: “se eu receber algum convite, aceitarei com o maior prazer”, afirma. Para ela, ter animais de estimação em casa demanda muito afeto, carinho e amor dos donos. “Para cuidar de um animal, oferecendo tudo o que ele precisa, não basta se deixar levar pelo sentimenta­lismo, porque achou bonitinho ou coisas assim. É preciso dispor de espaço e tempo para ele. Eu acho muito importante ter cães, gatos ou outros pets porque, com isso, você desenvolve e trabalha sentimento­s muito bons para si mesmo. Para mim, é uma prática muito saudável”, conclui. E foi pensando em sua qualidade de vida que a atriz optou pelo vegetarian­ismo. Ela afirma que escolheu restringir a carne da alimentaçã­o por ser uma opção saudável de acordo com seu ponto de vista.

Além de atriz e defensora dos homens e dos animais, Karina Bacchi recentemen­te tem firmado uma nova carreira: a de escritora. Em 2004, escreveu e publicou o livro “Feliska”, trabalho esse que conquistou o “Prêmio Quality Cultural” em 2005. Nessa obra, a personagem título, “Felizka”, é uma menina alegre e sensível que se preocupa com o outro e que descobre como fazer sua parte para melhorar o que não lhe parece bem. A história, simples e cheia de sutilezas, desperta a consciênci­a coletiva pela ação de uma cidadania mais digna.

Recentemen­te, Karina lançou, pela editora Siciliano, seu segundo livro: “Código K”. Como a primeiro obra, ele é focado no público juvenil e também recebeu o “Prêmio Quality”, dessa vez, o de melhor livro jovem. Nessa publicação, a autora relata fases de sua vida em forma de poemas, confissões, frases, imagens e segredos.

Não é para menos.

Com tanta história para contar, transmitir as lições de amor e solidaried­ade através das próprias experiênci­as é mais um gesto de cidadania que

Karina Bacchi tem para nos ensinar.

Isso, sim, é beleza pura!

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil