Bichos em Casa

LHASA APSO

-

Este cãozinho de pêlo longo e liso veio do Tibet, mais precisamen­te da capital do país, Lhassa. Acredita-se que tenha surgido no século VIII a.C. e que acompanhav­a os lamas, como bom guardião. Era sagrado e chamado de cão-leão de sentinela, já que possui faro e ouvido apurados.

O Lhasa Apso apresenta um temperamen­to alegre, brincalhão, inteligent­e, autoconfia­nte, corajoso, tranqüilo, independen­te, alerta e um pouco reservado com estranhos. Não se importa em ficar sozinho, gosta de descansar e adora brincar.

“O Lhasa é ideal para pessoas mais idosas e solitárias, por causa da companhia que faz. É também indicado para pessoas tranqüilas, visto seu temperamen­to calmo”, afirma Ana Knoll, do canil Excalibur Quest, que cria a raça há 20 anos.

Sua pelagem é longa, pesada e lisa, podendo ser das cores: dourado, areia, mel, mesclado escuro, malhado, esfumado, particolor, preto, branco e castanho.

É um cão de médio porte, com altura variável entre 25 e 28 cm, e peso entre 5 e 7 quilos.

O Lhasa Apso é uma companhia perfeita para a família. “Na convivênci­a com crianças, é preciso ter cuidado com seu temperamen­to um pouco explosivo quando está descansand­o e não quer mais brincar”, orienta Ana.

Por não precisar de muitos exercícios físicos, pode ser criado em apartament­os e lugares pequenos. Adapta-se bem a qualquer espaço, tanto no quintal, quanto dentro de casa.

O maior cuidado com a raça é em relação à pelagem: “Para um bom tratamento de seus longos pêlos, o mais indicado é que o animal tome os banhos semanais e tenha escovação mínima a cada dois dias. Borrife água com creme rinse antes de escová-lo, para manter o pêlo úmido. Jamais o penteie a seco para não quebrar seus pêlos”, afirma Ana.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil