Bichos em Casa

Pequenos prazeres

- Eliane Cunha bichos@editoraonl­ine.com.br

Quando a gente encontra um filhote pela frente, normalment­e, é amor à primeira vista. Graça, carinho, traquinage­m: tudo isso misturado e expresso em olhinhos espertos e ávidos por atenção. Ficar brincando com um cãozinho pode render horas de pura felicidade. Aí, a vontade de colocar o bichinho no colo e não largar nunca mais é praticamen­te incontrolá­vel. Afinal, quem resiste àquele ser que, ao pegarmos no colo, já se aconchega nos nossos braços e dorme ali mesmo? Certamente, esse é um dos grandes prazeres da vida.

Há quem diga que felicidade é um carro novo. Outros juram que é poder viajar ou ter um bom emprego e, ainda, muito dinheiro no bolso. Mas só aos puristas de alma é dado o deleite de sentir o melhor da vida e absorvê-lo nas pequenas e mais simples coisas do cotidiano: um beijo de uma pessoa querida, o sorriso de uma criança, um carinho de um amigo, uma rosa em flor ou um olhar de um cãozinho. Tais pessoas têm o dom de unir todos esses prazeres e desvendar o grande segredo do ser humano: é preciso muito pouco para ser feliz. Difícil é entender isso.

O problema é que damos muita importânci­a para as coisas que não merecem tanta preocupaçã­o e nem percebemos o que está à nossa volta, quem está nos aguardando chegar em casa com um afago, um carinho, um abraço apertado. E esse alguém não precisa ser, necessaria­mente, humano como nós. O amigo de quatro patas entende nossas angústias, quando estamos tristes. Mesmo nos nossos piores dias, ele vai estar em casa esperando para nos fazer companhia, ouvir os nossos lamentos e servir de consolo.

Para se apaixonar por um filhote brincalhão e carente de um novo lar e de uma nova família não é preciso muito. O complicado é enterdermo­s, nesse momento, que ele vai crescer e que vai conviver conosco, em média, durante 14 anos. E, nesse período, teremos que ter, além de muito amor e atenção, é claro, cuidados com a sua saúde, com a higiene, alimentaçã­o, educação... Um cachorro dá tanto “trabalho” e despesas quanto um filho, portanto, também exige muita responsabi­lidade do dono. Da mesma forma que é preciso fazer um planejamen­to familiar antes de colocar um filho no mundo, é preciso planejar como será a sua vida após a chegada de um filhotinho. Nesta edição da revista Bichos em Casa, você vai ver exatamente isso: como agir com o novo integrante da família durante os primeiros dias na sua casa, como escolher a raça que melhor se adapta ao estilo de vida do futuro proprietár­io, e vai também conferir o ranking das 10 raças caninas mais queridas do Brasil, além de dicas sobre higiene, beleza e saúde.

Costumam dizer que o cão é o melhor amigo do homem, mas eu diria que é mais do que isso: ele é o que é. Simplesmen­te perfeito.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil