FESTANÇA AO AR LI­VRE

Foi um fim de se­ma­na in­tei­ro de atra­ções no 8º Fes­ti­val Rocky Spi­rit, com o me­lhor dos do­cu­men­tá­ri­os de aven­tu­ra

Bicycling (Brazil) - - PESSOAS -

DOIS DI­AS, 27 FIL­MES, 20.000 pes­so­as, cen­te­nas de bi­kes e vá­ri­as atra­ções co­mo yo­ga e clí­ni­ca de bi­ke: foi es­se o sal­do do Rocky Spi­rit 2018, mai­or fes­ti­val de ci­ne­ma ao ar li­vre do Bra­sil. O even­to acon­te­ceu nos di­as 18 e 19 de agos­to no Par­que Vil­la -Lo­bos, em São Pau­lo.

Em uma edi­ção iné­di­ta, em que a edi­to­ra Rocky Moun­tain, res­pon­sá­vel pe­la mos­tra, reu­niu pe­la pri­mei­ra vez uma ex­ten­sa pro­gra­ma­ção du­ran­te os dois di­as de exi­bi­ção dos do­cu­men­tá­ri­os, as gran­des es­tre­las fo­ram os fil­mes – que bri­lha­ram em um te­lão de al­ta re­so­lu­ção de 700 po­le­ga­das em uma es­tru­tu­ra de 12 me­tros. Qu­em es­te­ve pre­sen­te pô­de cur­tir uma se­le­ção de pro­du­ções que fi­ze­ram par­te do Tel­lu­ri­de Moun­tain­film Fes­ti­val, no Co­lo­ra­do (EUA), além de fil­mes na­ci­o­nais de te­má­ti­ca out­do­or.

A ca­da edi­ção, o pú­bli­co e uma co­mis­são de ju­ra­dos es­co­lhem os me­lho­res fil­mes (na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal). En­tre os des­ta­ques, o bra­si­lei­ro Três Mu­lhe­res e Uma Mon­ta­nha foi es­co­lhi­do pe­lo vo­to po­pu­lar co­mo o me­lhor fil­me na­ci­o­nal. O elei­to pe­la re­da­ção da re­vis­ta Bicycling Bra­sil foi RJ Rip­per, de Jo­ey Schus­ler (EUA). O fil­me con­ta a tra­je­tó­ria de Ra­jesh “RJ” Ma­gar, cam­peão de dow­nhill do Ne­pal, que co­me­çou a pedalar nas ru­as de Kat­man­du com uma an­ti­ga bi­ke que ele mes­mo sol­dou pa­ra, de­pois, se tor­nar uma es­tre­la do es­por­te em seu país.

Já o bra­si­lei­ro Kahe le­vou o prê­mio de me­lhor fil­me na­ci­o­nal na opi­nião do jú­ri. Aos 50 anos de ida­de, o len­dá­rio sur­fis­ta bra­si­lei­ro Car­los Bur­le en­fren­ta seus mai­o­res me­dos e faz uma re­fle­xão so­bre o pas­sa­do, pre­sen­te e fu­tu­ro. O nor­te-ame­ri­ca­no Bre­ak On Th­rough con­quis­tou pú­bli­co e jú­ri co­mo me­lhor fil­me in­ter­na­ci­o­nal. Ele nar­ra a his­tó­ria da es­ca­la­do­ra nor­te-ame­ri­ca­na Mar­go Hayes, uma ex-gi­nas­ta que sur­pre­en­deu o mun­do em 2017 ao con­se­guir es­ca­lar a via La Ram­bla, na Es­pa­nha, de grau 5.15 de di­fi­cul­da­de. Con­fi­ra na pá­gi­na ao la­do os gran­des ven­ce­do­res de 2018.

Uma das no­vi­da­des des­te ano fo­ram as ati­vi­da­des diur­nas. O pon­ta­pé pa­ra tan­tas ati­vi­da­des foi da­do no sá­ba­do, às 8h30, com o trei­não de cor­ri­da co­man­da­do pe­lo trei­na­dor João Bel­li­ni, do Nú­cleo Aven­tu­ra, as­ses­so­ria es­por­ti­va pi­o­nei­ra no trei­na­men­to vol­ta­do pa­ra es­por­tes de na­tu­re­za. A pro­gra­ma­ção pa­ra to­da a fa­mí­lia te­ve ati­vi­da­des des­de as 10h. Hou­ve au­la de yo­ga mi­nis­tra­da pe­la Yo­ga­flow e clí­ni­ca de bi­ke kids da Spe­ci­a­li­zed, que aten­deu 80 cri­an­ças, além de uma ten­da de ma­nu­ten­ção gra­tui­ta da Shi­ma­no. Pa­ra com­ple­tar, uma fei­ra de or­gâ­ni­cos da Bem-es­tar Or­gâ­ni­cos ro­lou du­ran­te o even­to, que tam­bém con­tou com um cir­cui­to de obs­tá­cu­los pa­ra cri­an­ças da Iron Ra­ce Kids e au­las ani­ma­dís­si­mas da Cau Sa­ad, en­tre ou­tras atra­ções. Shows da ban­da Mus­ta­che e os Apa­ches e das can­to­ras Blu­bell e Ana De­rig­gi em­ba­la­ram o pú­bli­co an­tes dos fil­mes.

Ofi­ci­na de bi­ke da Spe­ci­a­li­zed e ten­da com as­sis­tên­cia me­câ­ni­ca da Shi­ma­no mar­ca­ram o Rocky Spi­rit 2018; abai­xo, An­drea Es­te­vam, o pu­blisher Ca­co Al­zu­ga­ray e Ma­ria Cla­ra Ver­guei­ro, da Rocky Moun­tain; aci­ma, nos­sa redatora-che­fe Erika Sallum dan­do uma de DJ na festa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.